MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Uruguai: BC mantém juros a 9,25% de forma unânime para garantir convergência da inflação a 4,5%

O Banco Central do Uruguai (BCU) decidiu por unanimidade manter a taxa de política monetária em 9,25%, com o objetivo de continuar a convergência da inflação para a meta anual de 4,5%. Essa decisão aprofunda a postura contracionista da política econômica,

Thais Porsch e Patrícia Lara (via Agência Estado)

·
Escrito por Thais Porsch e Patrícia Lara (via Agência Estado)
Publicado em 27.05.2025, 18:53:00 Editado em 27.05.2025, 18:59:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central do Uruguai (BCU) decidiu por unanimidade manter a taxa de política monetária em 9,25%, com o objetivo de continuar a convergência da inflação para a meta anual de 4,5%. Essa decisão aprofunda a postura contracionista da política econômica, dada a queda nas expectativas de inflação, informou o BC uruguaio.

continua após publicidade

A inflação ficou em 5,36% em abril e está a caminho de atingir 24 meses consecutivos dentro do intervalo de tolerância (3%-6%). O núcleo da inflação oscilou em torno do teto do intervalo, sugerindo que ainda persiste uma rigidez que impede uma desinflação mais equilibrada.

As expectativas de inflação de dois anos dos analistas foram reduzidas de 5,8% para 5,5% e as dos mercados financeiros de 6,1% para 5,3%, pontuou o BCU.

continua após publicidade

As projeções de inflação de curto prazo do Banco Central mostram uma queda um pouco maior do que a prevista na reunião anterior do comitê, o que deve permitir que a meta de 4,5% seja atingida nos próximos 12 meses.

"No âmbito global, as projeções de crescimento, que já foram revisadas para baixo, continuam a ser afetadas pela incerteza persistente das políticas. No Uruguai, os indicadores de curto prazo mostram que a atividade continua menos dinâmica do que na reunião anterior", acrescentou a instituição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Uruguai: BC mantém juros a 9,25% de forma unânime para garantir convergência da inflação a 4,5%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!