MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Unctad diz que projeção para comércio mundial até o final de 2023 é negativa

Após dois trimestres consecutivos de queda, o comércio global de bens e serviços se recuperou entre janeiro e março de 2023, mas as perspectivas para o resto do ano são sombrias, segundo o organismo das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unct

Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 21.06.2023, 15:05:00 Editado em 21.06.2023, 15:10:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após dois trimestres consecutivos de queda, o comércio global de bens e serviços se recuperou entre janeiro e março de 2023, mas as perspectivas para o resto do ano são sombrias, segundo o organismo das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês). Em relatório, a instituição aponta que, para o segundo trimestre de 2023 a projeção do organismo sugere uma desaceleração no crescimento do comércio global, apontando para previsões econômicas mundiais recentemente rebaixadas e fatores como inflação persistente, vulnerabilidades financeiras, guerra na Ucrânia e tensões geopolíticas.

continua após publicidade

O relatório sugere que o "friend-shoring" está em ascensão desde o final de 2022, caracterizado por uma reorientação dos fluxos comerciais bilaterais para priorizar países que compartilham valores políticos semelhantes.

A guerra na Ucrânia, a dissociação da interdependência comercial Estados Unidos-China e as consequências do Brexit desempenharam um papel significativo na formação das principais tendências comerciais bilaterais durante este período, avalia.

continua após publicidade

O estudo ilustra o declínio contínuo na interdependência comercial entre os Estados Unidos e a China. Isso mostra que, no último ano e meio, os Estados Unidos se tornaram relativamente menos importantes como mercado de exportação para a China e que, durante esse período, a dependência dos Estados Unidos da China como fornecedor diminuiu ainda mais, diz o Unctad.

O crescimento do comércio de mercadorias foi misto entre as principais economias do mundo durante os últimos quatro trimestres, segundo a publicação. Brasil, Índia, Estados Unidos e União Europeia tiveram aumentos significativos tanto nas importações quanto nas exportações, registra.

Já nos primeiros três meses de 2023, o comércio de mercadorias aumentou 1,9% em relação ao último trimestre de 2022, somando cerca de US$ 100 bilhões. O comércio global de serviços também aumentou cerca de US$ 50 bilhões, cerca de 2,8% em relação ao trimestre anterior, aponta o estudo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Unctad diz que projeção para comércio mundial até o final de 2023 é negativa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!