MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Um dos princípios da reforma tributária é a simplificação, dizem Guedes e Ribeiro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o relator da reforma tributária no Congresso, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disseram nesta quarta-feira, 29, que a intenção das mudanças em discussão não é aumentar a carga de impostos do País, mas, sim, simpl

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.07.2020, 14:04:00 Editado em 29.07.2020, 14:11:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o relator da reforma tributária no Congresso, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disseram nesta quarta-feira, 29, que a intenção das mudanças em discussão não é aumentar a carga de impostos do País, mas, sim, simplificar o sistema tributário brasileiro.

continua após publicidade

"Não, nós não vamos aumentar impostos, vamos criar uma base ampla", disse Guedes em rápida entrevista à emissora CNN no período da tarde desta quarta. "Não haverá aumento de carga tributária", afirmou o relator, que também falou com a emissora ao lado de Guedes.

O ministro e o deputado tiveram nesta data uma primeira reunião para discutir pontos do texto enviado pelo governo ao Legislativo na semana passada. A proposta da equipe econômica de Jair Bolsonaro cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), em substituição ao recolhimento de PIS/Cofins.

continua após publicidade

Guedes destacou que a ideia é ampliar a base de arrecadação, inserindo na lista de contribuintes setores que ainda não pagam tributos. "Há segmentos novos numa economia digital crescendo e estas empresas às vezes nem pagam imposto nenhum. Se conseguirmos esta base ampla, conseguimos simplificar", defendeu Guedes.

O ministro destacou que o processo de construção da reforma ainda está no início. "Estamos dando os passos iniciais", comentou. "A reforma é ampla. Só demos um passo inicial. Estamos muito felizes com este primeiro passo", acrescentou.

Guedes ressaltou ainda que o desenho final da reforma será resultado de trabalho conjunto, com Congresso e também os governos regionais e locais. "Vamos trabalhar juntos. Entramos com IVA federal. Estamos trabalhando com Estados e municípios para fazer este alinhamento e fazer o que a gente chama de acoplamento do IVA federal com os estaduais para termos um IVA integrado", explicou. "Não invadimos o espaço dos entes federados. Fizemos o nosso IVA e agora estamos conversando com os governadores para fazer este acoplamento."

continua após publicidade

O ministro quer antecipar para agosto o envio de proposta de desoneração da folha com a criação de uma nova contribuição de base mais ampla do que a extinta CPMF, como antecipou ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) o assessor do ministro Guilherme Afif Domingos. O potencial de arrecadação é de R$ 120 bilhões, disse Afif.

A reunião de Guedes e Aguinaldo ocorreu no Palácio do Planalto para auxiliar os trabalhos da comissão mista do Congresso criada em fevereiro deste ano pela Câmara e Senado para tratar do tema. Segundo Aguinaldo Ribeiro, as audiências públicas da comissão serão retomadas na semana que vem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Um dos princípios da reforma tributária é a simplificação, dizem Guedes e Ribeiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!