Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

UE multa Delivery Hero e Glovo em US$ 373 milhões após investigação por práticas de cartel

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), multou as empresas de entrega de alimentos Delivery Hero e Glovo em 329 milhões de euros (US$ 373,4 milhões) totais pelo que considerou "práticas de cartel", antes de a Delivery Hero adquirir o controle acionário de sua concorrente espanhola em 2022. A Delivery Hero recebeu a multa mais alta, de 223,29 milhões de euros, enquanto a Glovo foi multada em 105,73 milhões de euros.

O regulador antitruste europeu anunciou nesta segunda-feira que multou as empresas após constatar que elas concordaram em não "roubar" funcionários uma da outra, compartilhar informações comercialmente sensíveis entre si e dividir mercados geográficos entre si dentro da UE por quatro anos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Cartéis como este reduzem as opções para consumidores e parceiros de negócios, reduzem as oportunidades para os funcionários e reduzem os incentivos para competir e inovar", afirmou a Comissão.

Ambas as empresas admitiram seu envolvimento no cartel e concordaram em resolver o caso, afirmou a comissão, o que levou a uma redução da multa. A Delivery Hero afirmou em um comunicado que cooperou totalmente com a investigação da Comissão e que anteriormente havia reservado uma provisão de 400 milhões de euros para o resultado da investigação.

É a primeira vez que a comissão penaliza empresas por elaborarem os chamados "acordos de não-contratação", nos quais decidem não competir por trabalhadores, e a primeira vez que aplica uma sanção a uma empresa por usar sua participação em um concorrente para influenciar seu comportamento. Fonte: Dow Jones Newswires.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline