MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

UE buscará resposta 'firme, mas proporcional' a lei para reduzir inflação dos EUA

Comissária da União Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager afirmou nesta quarta-feira (25) que a resposta do bloco à Lei de Redução da Inflação dos Estados Unidos deve ser firme, mas proporcional. Durante discurso em conferência sobre tecnologia

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 25.01.2023, 09:07:00 Editado em 25.01.2023, 09:10:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Comissária da União Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager afirmou nesta quarta-feira (25) que a resposta do bloco à Lei de Redução da Inflação dos Estados Unidos deve ser firme, mas proporcional. Durante discurso em conferência sobre tecnologias limpas em Bruxelas, ela disse que o bloco prepara medidas de retaliação, incluindo um congelamento temporário de regras de subsídio do governo e a criação de um novo fundo para ajudar a financiar incentivos verdes nos países menos ricos.

continua após publicidade

Líderes empresariais advertem que a legislação americana, de US$ 369 bilhões em incentivos e financiamento para energia limpa, poderia levá-los a investir mais nos EUA, potencialmente às custas da Europa. O plano dos EUA é impulsionar a concorrência global por investimento em tecnologias limpas e levar a UE e outros governos a repensar suas abordagens aos subsídios.

Vestager disse que mais gastos relacionados ao clima é algo positivo, para o meio ambiente e as empresas da UE. Mas também afirmou que a lei americana contém o que ela qualificou como provisões "questionáveis", que geram o risco de diluir o senso de propósito compartilhado na luta contra as mudanças climáticas. A resposta da UE "será firme, mas claro que seguirá proporcional".

continua após publicidade

A autoridade acrescentou que o bloco não usará licitações para favorecer empresas europeias e defendeu que a UE e os EUA continuem a trabalhar juntos pela energia limpa e a neutralidade climática. A Comissão Europeia deseja acelerar e simplificar temporariamente as capacidades dos governos para prover subsídios, em resposta à legislação americana. O braço executivo da UE também deseja estabelecer um chamado Fundo de Soberania, que destinaria dinheiro comum para garantir que todos os membros do bloco tenham os meios de fornecer subsídios a tecnologias limpas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "UE buscará resposta 'firme, mas proporcional' a lei para reduzir inflação dos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!