MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

UE aceita formalmente acordo da OMC que proíbe subsídios à pesca ilegal

A União Europeia (UE) aceitou formalmente nesta quinta-feira, 8, o Acordo da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre Subsídios à Pesca, em nome dos seus 27 Estados-membros. A aceitação do bloco econômico eleva para 34 o número de membros da OMC que ac

Caroline Aragaki (via Agência Estado)

·
Escrito por Caroline Aragaki (via Agência Estado)
Publicado em 08.06.2023, 13:34:00 Editado em 08.06.2023, 13:37:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A União Europeia (UE) aceitou formalmente nesta quinta-feira, 8, o Acordo da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre Subsídios à Pesca, em nome dos seus 27 Estados-membros. A aceitação do bloco econômico eleva para 34 o número de membros da OMC que aceitaram o acordo, o qual deve entrar em vigor quando dois terços dos 164 integrantes da OMC concluírem os processos de ratificação.

continua após publicidade

Segundo comunicado da Comissão Europeia, o acordo "é crucial para garantir que os subsídios à pesca tenham a sustentabilidade como seu objetivo principal e evitem prejudicar o oceano e os estoques de peixes dos quais dependem os meios de subsistência das comunidades costeiras em todo o mundo".

O Acordo da OMC sobre Subsídios à Pesca, primeiro acordo comercial multilateral com foco na sustentabilidade, foi concluído na 12ª Conferência Ministerial da OMC (MC12) em junho de 2022 e inclui: proibição de subsídios governamentais à pesca ilegal, não regulamentada e não declarada; proibição de subsídios para pesca em alto mar não regulamentado; proibição de subsídios aos estoques mais vulneráveis; disposições que abordam a prática prejudicial de mudar a bandeira de navios de pesca para outras jurisdições; e ampla transparência e disposições de notificação para monitorar a implementação do acordo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "UE aceita formalmente acordo da OMC que proíbe subsídios à pesca ilegal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!