MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Turquia: Erdogan volta a demitir autoridades das Finanças e penaliza lira turca

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, voltou a demitir autoridades do Ministério das Finanças do país, nesta quinta-feira, enquanto intensifica o controle sobre órgãos públicos para garantir a implementação da política econômica intervencionista.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.12.2021, 07:19:00 Editado em 16.12.2021, 07:23:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, voltou a demitir autoridades do Ministério das Finanças do país, nesta quinta-feira, enquanto intensifica o controle sobre órgãos públicos para garantir a implementação da política econômica intervencionista. Em decisão divulgada no Diário Oficial turco, Erdogan orientou a renúncia dos vice-ministros Sakir Ercan Gul e Mehmet Hamdi Yildirim, que serão substituídos por Mahmut Gürcan e Yunus Elitas. No início deste mês, o presidente turco já havia trocado o comando da pasta, com Nurettin Nebati no lugar de Lütfi Elvan.

continua após publicidade

A mudança acontece no mesmo dia em que o Banco Central da Turquia anuncia decisão de política monetária. A expectativa de analistas é de que a instituição se curve à pressão de Erdogan corte juros, apesar das crescentes forças inflacionárias.

A desconfiança do mercado em relação às políticas pouco ortodoxas têm penalizado a lira turca e levou o BC local a intervir no câmbio quatro vezes desde o início de dezembro. Por volta das 5h (de Brasília), o dólar subia a 15,2232 liras turcas, 14,8736 no fim da tarde de ontem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Turquia: Erdogan volta a demitir autoridades das Finanças e penaliza lira turca"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!