MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Turquia: buscando conter tombo da lira, BC intervém no câmbio pela 5ª vez no mês

O Banco Central da Turquia (CBRT, na sigla em inglês), anunciou nesta sexta-feira a venda de dólares para estancar a acentuada desvalorização da lira turca. A medida marca a quinta intervenção da autoridade monetária no câmbio este mês, em meio à rejeição

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.12.2021, 08:42:00 Editado em 17.12.2021, 08:48:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central da Turquia (CBRT, na sigla em inglês), anunciou nesta sexta-feira a venda de dólares para estancar a acentuada desvalorização da lira turca. A medida marca a quinta intervenção da autoridade monetária no câmbio este mês, em meio à rejeição do mercado à política econômica do presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

continua após publicidade

Em curto comunicado, a instituição afirmou que a ação segue "formações de preços não saudáveis" nos negócios cambiais. Mais cedo, a divisa americana chegou a superar a marca psicológica de 17 liras turcas, na cotação mais elevada da história.

Na quinta-feira, o CBRT cortou a taxa básica de juros em 1 ponto porcentual, a 14%, apesar da persistente espiral inflacionária no país. A decisão reforçou a desconfianças em relação à independência do BC, depois que Erdogan expressão oposição ao aperto monetário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Turquia: buscando conter tombo da lira, BC intervém no câmbio pela 5ª vez no mês"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!