MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Turquia: BC mantém juro básico em 14% pela 5ª decisão seguida, apesar de inflação

O Banco Central da Turquia manteve a taxa básica de juros estável, em 14% pela quinta reunião de política monetária consecutiva nesta quinta-feira, 26, apesar das elevadas pressões inflacionárias no país.Em comunicado, a instituição não citou nominalmente

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 26.05.2022, 08:31:00 Editado em 26.05.2022, 08:35:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central da Turquia manteve a taxa básica de juros estável, em 14% pela quinta reunião de política monetária consecutiva nesta quinta-feira, 26, apesar das elevadas pressões inflacionárias no país.

continua após publicidade

Em comunicado, a instituição não citou nominalmente a guerra na Ucrânia, mas ressaltou que os "riscos geopolíticos em andamento" elevam as incertezas econômicas a níveis regional e global. Preocupações crescentes sobre a segurança alimentar, a escalada dos preços de commodities e gargalos de oferta impulsionaram a inflação no mundo, de acordo com a nota.

Na Turquia, a atividade econômica permanece "forte", com ajuda da demanda externa "robusta", na visão do BC. A autoridade monetária espera que o processo desinflacionário comece em breve, na esteira de medidas voltadas a estabilidade de preços, bem como efeitos de base e a "resolução do conflito regional em andamento".

continua após publicidade

O BC turco reforçou compromisso em usar todos os instrumentos disponíveis para alcançar a meta de inflação em 5% no médio prazo. Em abril, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) no país subiu 69,97% na comparação anual, no maior nível desde fevereiro de 2002.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Turquia: BC mantém juro básico em 14% pela 5ª decisão seguida, apesar de inflação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!