Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Trump destaca avanços em negociações tarifárias e mira novos acordos comerciais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 17, que as negociações tarifárias com outros países têm avançado de forma positiva. Ele ressaltou ainda o interesse internacional em firmar acordos. "Outros países querem fazer acordos sobre tarifas mais do que eu quero", disse, em entrevista coletiva na Casa Branca após se reunir com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. "Se os países não quiserem negociar tarifas, nós negociaremos por eles."

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, confirmou que as conversas nessa frente estão ganhando ritmo.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo ele, a Coreia do Sul será o foco na próxima semana, com a Índia entrando na pauta em breve. Ele disse ainda que já há interlocução com a União Europeia e que o foco atual do governo são as 15 maiores economias do mundo.

Trump também citou um possível acordo com a Ucrânia na área de minerais, previsto para ser assinado na próxima quinta-feira.

Reforçou, ainda, sua postura dura em relação às negociações nucleares com o Irã: "Irã quer conversar. Eles não podem ter arma nuclear."

publicidade

E completou: A ausência de um entendimento seria "péssimo para o Irã."

Sobre a guerra na Ucrânia, Trump disse que seu principal objetivo é "fazer Vladimir Putin parar com a guerra", mas demonstrou descontentamento com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky: "Não responsabilizo Zelensky pela guerra, mas não estou feliz com ele. Não estou feliz com ninguém envolvido. Mas teremos uma resposta da Rússia ainda nesta semana."

Ao comentar sobre a Europa, declarou: "Espero que a Europa seja grande de novo. A Europa é muito importante para mim", embora tenha criticado os desafios enfrentados pelo continente, sobretudo na área da imigração.

publicidade

Trump também defendeu sua política tarifária como bem-sucedida: "Tarifas estão nos deixando ricos, depois de perder trilhões de dólares com Joe Biden."

Ele justificou as medidas contra China, México e Canadá como punições pela permissão ao tráfico de fentanil.

Em relação ao mercado, comentou: "Tivemos hoje um balanço ruim de uma empresa de saúde UnitedHealth que pegou no mercado de ações." Em seguida, elogiou o presidente da Nvidia, Jensen Huang, a quem chamou de "meu amigo". "Não tenho nenhuma preocupação com ele."

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline