MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Trump ameaça aumentar tarifas se Canadá responder com taxação recíproca

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou aumentar ainda mais a tarifa sobre produtos importados do Canadá após o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciar que vai aplicar uma taxa recíproca de 25% sobre os produtos americanos importados pel

Lavínia Kaucz (Broadcast) (via Agência Estado)

·
Escrito por Lavínia Kaucz (Broadcast) (via Agência Estado)
Publicado em 04.03.2025, 17:12:00 Editado em 04.03.2025, 17:22:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou aumentar ainda mais a tarifa sobre produtos importados do Canadá após o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciar que vai aplicar uma taxa recíproca de 25% sobre os produtos americanos importados pelo país.

continua após publicidade

"Por favor, explique ao governador Trudeau, do Canadá, que quando ele impor uma Tarifa de Retaliação aos EUA, nossa Tarifa Recíproca aumentará imediatamente em um valor semelhante!", publicou Trump há pouco na rede Truth Social.

O presidente americano usou a palavra "governor", ou governador, para se referir ao primeiro-ministro canadense. Desde antes de tomar posse, Trump tem provocado embates com Trudeau ao ameaçar anexar o país vizinho.

continua após publicidade

As taxas de 25% para produtos importados pelos EUA do Canadá e do México entraram em vigor nesta terça-feira, 4. Ainda hoje, Trudeau anunciou a taxa recíproca em retaliação à "guerra comercial" lançada pelos Estados Unidos contra o país.

"Hoje os Estados Unidos lançaram uma guerra comercial contra o Canadá, seu aliado mais próximo, seu amigo mais próximo. Ao mesmo tempo, falam de trabalhar positivamente com a Rússia, satisfazendo Vladimir Putin, um ditador mentiroso e assassino. Veja se isso faz sentido. Os canadenses são razoáveis e educados, mas não fugimos de uma briga", disse Trudeau.

O primeiro-ministro do Canadá ainda disse que Trump busca minar "a economia canadense" para depois "falar da anexação" do país. Nesse contexto, "não sei que negociação poderíamos manter" com os Estados Unidos, afirmou o chefe do governo canadense.

Trump pressionou Canadá e México com as tarifas para que aumentassem a vigilância de suas fronteiras. Os dois países implementaram medidas no último mês, mas o magnata republicano não ficou satisfeito. As tarifas vão afetar mais de US$ 918 bilhões (R$ 5,3 trilhões) em importações oriundas do Canadá e do México.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Trump ameaça aumentar tarifas se Canadá responder com taxação recíproca"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!