MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

'Trabalhamos para, em agosto, País ser reconhecido como livre de aftosa pela OMSA', diz Alckmin

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou na quinta-feira, 2, que o anúncio do fim do ciclo de vacinação para febre aftosa em todo o território nacional é um feito histórico que mudará o patamar do Brasil, que tem as carnes como a quarta pr

Giordanna Neves (via Agência Estado)

·
Escrito por Giordanna Neves (via Agência Estado)
Publicado em 02.05.2024, 19:03:00 Editado em 02.05.2024, 19:07:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou na quinta-feira, 2, que o anúncio do fim do ciclo de vacinação para febre aftosa em todo o território nacional é um feito histórico que mudará o patamar do Brasil, que tem as carnes como a quarta principal pauta de exportação. "Brasil sempre sonhou em ser País livre de febre aftosa sem vacinação () Isso vai nos abrir novos mercados, elevar preços das exportações, atingir poder acessar mercados mais exigentes. E é um processo que não acaba hoje, ele começa", disse Alckmin aos jornalistas. Segundo o vice-presidente, o Brasil trabalhará para que, em agosto, esse selo seja reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

continua após publicidade

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reiterou que o anúncio de hoje é apenas o início de um processo que será ainda mais difícil, mas que abrirá o País para mercados exigentes e remuneradores. "É só uma fase, não é o processo final, estamos mudando de patamar e para um patamar mais difícil", avaliou.

Fávaro explicou que, ao finalizar a campanha de vacinação de febre aftosa, o governo continuará um processo para concluir as exigências que precisam ser cumpridas para obter o reconhecimento junto à OMSA.

continua após publicidade

"Vamos continuar procedimento do check list de documentos que tem que ser feito, sorologia, rastreabilidade, tudo isso será formalizado", disse o ministro. Ele reforçou que deve haver um esforço conjunto entre União, Estados, municípios e pecuaristas para que as atitudes sanitárias do País mudem de patamar.

Alckmin e Fávaro agradeceram ainda os auditores fiscais do Rio Grande do Sul que suspenderam a operação-padrão para auxiliar a população gaúcha em meio aos desastre ocasionados pelas fortes chuvas. Eles reiteraram que cerca de dez frigoríficos foram atingidos pelas enchentes e o Estado deve enfrentar dias difíceis até que o acesso às proteínas animais seja normalizado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "'Trabalhamos para, em agosto, País ser reconhecido como livre de aftosa pela OMSA', diz Alckmin"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!