MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Toyota reitera fechamento de fábrica no ABC e trabalhadores ameaçam fazer greve

Em reunião na tarde desta quarta-feira, 6, com dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, reiterou a decisão do grupo anunciada na terça de transferir a operação de São Bernardo do Campo para as fábric

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.04.2022, 19:20:00 Editado em 06.04.2022, 19:30:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em reunião na tarde desta quarta-feira, 6, com dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, reiterou a decisão do grupo anunciada na terça de transferir a operação de São Bernardo do Campo para as fábricas de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, no interior de São Paulo.

continua após publicidade

O encontro foi solicitado no início da manhã pelos dirigentes sindicais após assembleia com os cerca de 550 funcionários da fábrica, que ameaçavam greve se o executivo não recebesse seus representantes. Diante da postura da empresa, a entidade fará reunião com os trabalhadores amanhã, às 10h, "para decidir encaminhamentos de mobilização e luta".

A montadora manteve sua justificativa de que a transferência busca maior sinergia entre suas unidades produtivas, com vistas a aumentar sua competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País.

continua após publicidade

"Com essa postura a empresa se mostra autoritária e dissimulada perante os trabalhadores e o sindicato, com quem sempre teve diálogo aberto", disse o presidente do Sindicato, Moisés Selerges.

Fábrica dá resultado, diz sindicato

Na terça, os funcionários não entraram para o trabalho após a assembleia e não houve produção. Selerges afirma que há possibilidade de permanência da fábrica, "que dá resultado, não prejuízo".

continua após publicidade

A primeira fábrica da Toyota no País - e a primeira fora do Japão - foi inaugurada em 1962 e produziu o jipe Bandeirante por 40 anos. Atualmente produz componentes para as outras três unidades do grupo e para exportação.

A transferência será feita de forma gradual a partir de dezembro até novembro de 2023. Depois a Toyota pretende vender as instalações. Chang confirmou também que todos os funcionários que quiserem podem ser transferidos para uma das três outras fábricas, "inclusive com suporte à mudança, além de outros benefícios".

Para o diretor administrativo do sindicato, Wellington Messias Damasceno, a entidade e os funcionários têm condições e capacidade de achar um caminho para a manutenção da fábrica. "Vamos fazer o esforço que for necessário do ponto de vista de articulação", diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Toyota reitera fechamento de fábrica no ABC e trabalhadores ameaçam fazer greve"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!