MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Teto é principal direcionador para controlar gasto nos próximos anos, diz Funchal

O secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, disse que o teto de gastos é o principal direcionador para controlar os gastos nos próximos anos e que isso auxilia na confiança na economia brasileira. "Para fortalecer confiança, temos que melhorar os gas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.07.2020, 13:15:00 Editado em 22.07.2020, 13:21:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, disse que o teto de gastos é o principal direcionador para controlar os gastos nos próximos anos e que isso auxilia na confiança na economia brasileira. "Para fortalecer confiança, temos que melhorar os gastos", acrescentou ele, que é participante de evento virtual da corretora Tullett Prebon.

continua após publicidade

Funchal citou o Bolsa Família entre programas que, ainda que "extremamente importantes", precisam ser melhorados. Ele completou que o governo não quer aumento de carga tributária, que já é elevada no País. "Só conseguimos perenidade de políticas sociais com contas organizadas."

Na agenda pós-pandemia, Funchal incluiu a desoneração da folha de pagamentos e de marcos regulatórios, além das PECs fiscais, do pacto federativo e o que ele chamou de "agenda de produtividade", que inclui a reforma tributária.

continua após publicidade

Na transmissão, Funchal lembrou que a projeção é que o Brasil tenha um déficit fiscal de 12% do PIB em 2020, mas que, apesar desse choque, há um período propício à consolidação fiscal nos próximos anos, com os juros em patamar baixo. "Voltando em 2021 as ações de reorganização das contas, temos um período de juros baixo de dois, três anos e a economia volta a crescer", afirmou.

Correção

O secretário do Tesouro Nacional admitiu que haverá uma pressão grande no teto de gastos no próximo ano, já que a inflação baixa em 2020 resultará em uma correção pequena em 2021. Na live organizada pela corretora Tullett Prebon, ele ponderou que o aumento menor nos preços também trará, por outro lado, pressão menor para reajuste de despesas obrigatórias, 70% delas indexadas à inflação. "A piora fiscal em 2021 é por conta de menor crescimento econômico, não do aumento de gastos. O cenário de despesas em 2021 volta ao patamar de 2019", completou.

continua após publicidade

Ele ressaltou que, em sua opinião, o Congresso tem "ciência da relevância do teto de gastos". "Sempre existirá pressão, temos que mostrar benefícios de ter contas organizadas", destacou.

Para reforçar o cumprimento do teto, o secretário ressaltou que é necessário não criar despesas obrigatórias, não dar reajustes para o funcionalismo e nem contratar novos servidores. "Os dois últimos estão nas nossas mãos", acrescentou .

Renda mínima

Funchal lembrou que existe demanda da sociedade em relação à discussão de politicas sociais, mas que isso tem que ser feito com foco e remanejamento de despesas. "Debate da renda mínima será case para avaliar políticas públicas", completou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Teto é principal direcionador para controlar gasto nos próximos anos, diz Funchal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!