MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Tesouro: RN comprometeu 57,56% da RCL ajustada com pessoal e ultrapassou limite da LRF

O Rio Grande do Norte comprometeu 57,56% de sua receita corrente líquida ajustada com despesas de pessoal no terceiro quadrimestre de 2024 e ultrapassou o limite de 49% estabelecido ao Poder Executivo na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os dados cons

Giordanna Neves (via Agência Estado)

·
Escrito por Giordanna Neves (via Agência Estado)
Publicado em 21.02.2025, 14:42:00 Editado em 21.02.2025, 14:51:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Rio Grande do Norte comprometeu 57,56% de sua receita corrente líquida ajustada com despesas de pessoal no terceiro quadrimestre de 2024 e ultrapassou o limite de 49% estabelecido ao Poder Executivo na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os dados constam no Relatório de Gestão Fiscal (RGF) em Foco dos Estados + DF relativo ao 3º quadrimestre de 2024, publicado nesta sexta-feira, 21, pelo Tesouro Nacional.

continua após publicidade

De acordo com o documento, o limite para o Poder Legislativo (de 3%) foi excedido em Alagoas (3,31%) e em Roraima (3,20%). Os limites previstos para o Poder Judiciário (de 6%) e Ministério Público (de 2%) foram respeitados por todos os entes.

Já o limite para Dívida Consolidada Líquida (DCL), que é de duas vezes o valor da Receita Corrente Líquida (RCL) do ente, foi ultrapassado pelo Estado do Rio de Janeiro (211%). Na sequência, entre os maiores endividados aparecem o Rio Grande do Sul (185%) e Minas Gerais (163%), ambos dentro do limite. As menores DCL foram observadas nos Estados do Mato Grosso (-14%), do Espírito Santo (-10%) e do Paraná (-5 %).

continua após publicidade

No indicador sobre valores totais de precatórios em relação à RCL, os Estados que apresentaram os maiores índices foram Rio Grande do Norte (28,6%), Rio Grande do Sul (28,3%) e Paraíba (24,4%). Os Estados do Pará (0,3%), do Espírito Santo (0,6%) e do Mato Grosso do Sul (0,9%) registraram comprometimento menor do que 1% nesse tipo de dívida.

No indicador de operações de crédito, que apresenta os valores porcentuais das operações de crédito sobre a RCL até o 3º quadrimestre de 2024, os maiores valores porcentuais foram registrados nos Estados do Piauí (13,81%), Amazonas (7,00 %) e em Alagoas (6,75%). Segundo o Tesouro, as informações são relativas ao fluxo de ingresso de recursos no período.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Tesouro: RN comprometeu 57,56% da RCL ajustada com pessoal e ultrapassou limite da LRF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!