MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Tesouro estima dívida/PIB de 75,1% em 2023, com pico de 76% em 2024

Projeções do Tesouro Nacional apontam que a relação entre a dívida bruta e o PIB chegará a 75,1% neste ano, com pico de 76% em 2024. Só então se iniciará uma trajetória descendente, atrelada à expectativa de resultados primários positivos e de redução dos

Fernanda Trisotto e Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Escrito por Fernanda Trisotto e Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 12.07.2023, 15:22:00 Editado em 12.07.2023, 15:25:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Projeções do Tesouro Nacional apontam que a relação entre a dívida bruta e o PIB chegará a 75,1% neste ano, com pico de 76% em 2024. Só então se iniciará uma trajetória descendente, atrelada à expectativa de resultados primários positivos e de redução dos juros/PIB. Dessa forma, a dívida/PIB chegaria a 71,2% em 2032. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 12, pelo Tesouro no Relatório de Projeções Fiscais, publicação semestral que olha para um horizonte de dez anos.

continua após publicidade

Para essas projeções, o Tesouro levou em consideração as novas regras do arcabouço fiscal conforme o texto aprovado na Câmara dos Deputados - que já passou por alterações no Senado e só será analisado pelos deputados novamente em agosto. Também foi levada em conta a grade de parâmetros da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda do mês de maio e as projeções de resultado primário que constam do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024.

O Tesouro alerta que as projeções mostram que "o cumprimento das metas fiscais ensejará novos esforços do lado das receitas e das despesas já em 2024". De acordo com a publicação, para atingir o cenário fiscal base, será preciso implementar "medidas adicionais de receitas e contenção de despesas para alcance das metas de resultado primário", mas sem detalhar quais opções. "A premissa central do cenário de referência deste relatório é o compromisso com o processo de consolidação fiscal e a sustentabilidade, assumido pelo Ministério da Fazenda", diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Tesouro estima dívida/PIB de 75,1% em 2023, com pico de 76% em 2024"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!