MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Tesouro dos EUA sanciona ministro do petróleo do Irã e operadores de frota paralela

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac, na sigla em inglês) do Departamento do Tesouro dos EUA anunciou nesta quinta-feira, 13, sanções para o ministro do Petróleo do Irã, Mohsen Paknejad, e para entidades de várias jurisdições, incluindo a

Isabella Pugliese Vellani (via Agência Estado)

·
Escrito por Isabella Pugliese Vellani (via Agência Estado)
Publicado em 13.03.2025, 16:35:00 Editado em 13.03.2025, 16:40:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac, na sigla em inglês) do Departamento do Tesouro dos EUA anunciou nesta quinta-feira, 13, sanções para o ministro do Petróleo do Irã, Mohsen Paknejad, e para entidades de várias jurisdições, incluindo a China e a Índia, por propriedade ou operação de embarcações que entregaram petróleo iraniano aos chineses ou retiraram petróleo iraniano do armazenamento em Dalian.

continua após publicidade

"As sanções de hoje aplicam mais pressão à 'frota paralela' e outras embarcações das quais o Irã depende para entregar seu petróleo à China, avançando o compromisso dos Estados Unidos de reduzir as exportações de petróleo do Irã a zero", menciona o comunicado oficial.

Segundo o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, o regime iraniano segue usando os lucros de recursos petrolíferos do país para promover "seus estreitos e alarmantes interesses próprios às custas do povo iraniano". "O Tesouro lutará e interromperá quaisquer tentativas do regime de financiar suas atividades desestabilizadoras e promover sua agenda perigosa", disse.

continua após publicidade

A medida anunciada tem como alvo os setores de petróleo e petroquímico do Irã, e marca a terceira rodada de sanções visando as vendas de petróleo iraniano desde a ordenação do presidente norte-americano, Donald Trump, para a campanha de pressão máxima sobre o Irã.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Tesouro dos EUA sanciona ministro do petróleo do Irã e operadores de frota paralela"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!