Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Termina a primeira parte de análise de conjuntura da reunião do Copom

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Terminou às 11h59 (horário de Brasília) a primeira parte da reunião de análise de conjuntura do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de março. O encontro havia começado às 10h37. Essa fase da reunião, que se estende até a manhã de quarta-feira, 20, revisita temas importantes para a tomada de decisão da taxa Selic.

A definição dos juros básicos, atualmente em 11,25% ao ano, acontece na mesma quarta-feira à tarde e o novo nível será divulgado a partir de 18h30, já no período da noite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

No mercado, é unânime a expectativa de sexta queda consecutiva de 0,50 ponto porcentual do juro básico, para 10,75% ao ano, seguindo a sinalização dada em janeiro pelo comitê de que "antevê redução de 0,50 ponto porcentual da taxa Selic nas próximas reuniões".

Conforme a pesquisa do Projeções Broadcast, todas as 55 instituições consultadas esperam que a Selic caia a 10,75% no Copom desta semana.

Mas, diante dos dados mais fortes de atividade e dos alertas da inflação de serviços, a discussão é se agora o BC mantém a sinalização de novos cortes do mesmo tamanho no plural, ou se indica que só pretende continuar com a dose atual até maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No levantamento do Projeções Broadcast, 80% das casas (44) ainda aguardam mais duas quedas do mesmo tamanho nos encontros de maio e junho. Outras 11 preveem alteração no ritmo de cortes na reunião de junho: uma para 0,75 ponto e dez (18%) para 0,25 ponto.

No início deste mês, o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, reconheceu que o Copom vai analisar "para frente" o risco-retorno do atualforward guidance.

Com a baixa esperada da Selic para 10,75%, o afrouxamento monetário chegaria a 3,00 pontos porcentuais - de 13,75% -, mais da metade do caminho previsto pelo Boletim Focus, que projeta juro de 8,50% no fim do ciclo. Nas comunicações oficiais, a autoridade monetária tem repetido que a magnitude total do processo de alívio dos juros dependerá da evolução da dinâmica inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Boletim Focus, a mediana para a inflação de 2024 passou de 3,81% no último Copom, em janeiro, para 3,79% na última divulgação, de hoje. Já para 2025, houve alta, de 3,50% para 3,52%, enquanto a estimativa para 2026 continuou estacionada em 3,50% - todas desancoradas em relação à meta contínua de 3,00%. No primeiro encontro de 2024 as projeções do próprio Copom eram de 3,5% em 2024 e 3,2% para 2025.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV