MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Tereza Cristina: Vemos clima diferente; distensionamento para acordo entre UE e Mercosul

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou nesta terça-feira, 6, que há um novo ambiente político entre Europa e Brasil, mais favorável ao avanço do acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE). "Vejo um clima totalmente diferente, um distensionamento"

Anna Scabello, Eduardo Laguna, Isadora Duarte e Leandro Silveira (via Agência Estado)

·
Escrito por Anna Scabello, Eduardo Laguna, Isadora Duarte e Leandro Silveira (via Agência Estado)
Publicado em 06.05.2025, 20:09:00 Editado em 06.05.2025, 20:16:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou nesta terça-feira, 6, que há um novo ambiente político entre Europa e Brasil, mais favorável ao avanço do acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE). "Vejo um clima totalmente diferente, um distensionamento", declarou. Segundo ela, os países europeus "veem o Brasil com outros olhos" atualmente.

continua após publicidade

Apesar do tom otimista, a ex-ministra da Agricultura também defendeu a aplicação da chamada lei da reciprocidade, que prevê medidas comerciais contra países que adotem barreiras ao Brasil. "Com certeza, de forma pragmática e responsável", disse, durante evento promovido pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com o Estadão e o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), em São Paulo.

Tereza Cristina ponderou, no entanto, que o cenário global exige cautela. "Toda essa mudança, toda essa transformação na área do comércio internacional exige muita cautela. Principalmente no Brasil", afirmou, destacando o peso do agronegócio brasileiro nas exportações globais.

continua após publicidade

A lei da reciprocidade voltou ao centro dos debates após a aprovação, pela União Europeia, da EUDR, a legislação antidesmatamento do bloco. Para a senadora, a norma europeia foi "construída para atingir o Brasil" e pode ter impactos significativos sobre as vendas externas do país. "A lei da reciprocidade precisa proteger o Brasil de qualquer situação", reforçou.

Ela ressaltou, ainda, que o texto brasileiro foi elaborado com base em princípios amplos, sem direcionamento a países ou blocos específicos, e pode ser ajustado. "Ela foi feita com responsabilidade. Foi construída em uma Câmara onde já se começaram os debates. Já temos elementos - jurisprudência, experiências - para criar determinados momentos de reação", afirmou.

A aplicação prática da medida, contudo, dependerá do "juízo do presidente", disse, em comentário em referência ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Tereza Cristina: Vemos clima diferente; distensionamento para acordo entre UE e Mercosul"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!