MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Tensão Rússia-Ucrânia e feriado nos EUA deixam Ibovespa instável

Em meio a dúvidas se de fato Estados Unidos e Rússia se reunirão esta semana, a fim de encontrarem soluções diplomáticas para a crise na Ucrânia, e o fechamento dos mercados norte-americanos nesta segunda-feira por conta de feriado, provocam instabilidade

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.02.2022, 10:59:00 Editado em 21.02.2022, 11:04:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em meio a dúvidas se de fato Estados Unidos e Rússia se reunirão esta semana, a fim de encontrarem soluções diplomáticas para a crise na Ucrânia, e o fechamento dos mercados norte-americanos nesta segunda-feira por conta de feriado, provocam instabilidade ao Ibovespa. Nem mesmo a alta das commodities impede o sobe-e-desce, mas limita um recuo expressivo do índice que, na mínima diária marcou 112.501,33 pontos. Já a máxima alcançada até o momento fora de 113.210,75 pontos, com alta de 0,29%.

continua após publicidade

Além da ausência de Nova York, investidores operam meio que em compasso de espera de tração da

agenda da semana. Nos próximos dias, serão informados dados de inflação aqui e nos EUA, índices fiscais e de emprego no Brasil, além de balanços relevantes como o da Petrobras, Vale, Gerdau, Ambev, entre outros. Também está prevista a votação, no Senado, de dois projetos de leis que visam reduzir os preços dos combustíveis.

continua após publicidade

Em meio a tanta incerteza por conta a crise geopolítica, o que dá para afirmar é que o mercado tende a ficar com bastante volatilidade, afirma Leonardo Morales, sócio da SVN Gestão de Recursos.

Apesar da afirmação do governo da França, de que os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos EUA, Joe Biden, concordaram "em princípio" em participar de uma cúpula proposta pelo presidente francês, Emmanuel Macron, para discutir a crise na Ucrânia, o cenário é de cautela lá fora. Isso porque a Rússia diz que ainda é "prematuro falar sobre planos específicos para" uma reunião de cúpula entre os dirigentes.

"O foco dos mercados permanece nas tensões geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia, mantendo a

continua após publicidade

volatilidade dos preços dos ativos elevada", observa em nota o Bradesco.

Como ressalta Pietra Guerra, especialista de ações da Clear Corretora, o conflito segue traçando a "cor do mercado" hoje. "Há cerca de 190 mil soldados Russos nas fronteiras com a Ucrânia, incluindo aí os que estão na Bielorrússia, e o que o mercado aguarda, que seria uma melhor resolução, uma saída diplomática", menciona em relatório. Mas, acrescenta Pietra, também sabe-se que uma saída diplomática pode ser mais lenta.

As bolsas europeias cedem com força diante desse quadro e ainda após dados de atividade da zona do euro mostrarem melhora unicamente por conta do setor de serviços, bem como os índices futuros de Nova York. Em contrapartida, o petróleo retoma alta, tentando recuperar perdas da semana passada. O minério de ferro negociado em Qingdao, na China, por sua vez, fechou em elevação de 5,04%, a US$ 137,54 a tonelada, após o encerramento dos Jogos de Inverno no país.

continua após publicidade

"Os ativos internos: Bolsa e real estão com bom desempenho. Vínhamos com um valuation deprimido quando se falava de múltiplos para a Bolsa. Além disso, a rotação de ações favoreceu muito, dado que bancos e commodities representam em torno de 60% do Ibovespa", avalia Morales, sócio da SVN. Para ele, como a valorização das matérias-primas, os resultados corporativos desta semana, como Vale e Petrobras, podem dar algum fôlego ao índice Bovespa.

No entanto, nem mesmo as notícias da seara corporativa brasileira dão fôlego ao Ibovespa. A Eletrobras e a Weg, por exemplo, assinaram contrato para fornecimento de 72 aerogeradores de 4,2 MW, incluindo logística, montagem e comissionamento, além de dois serviços de operação e manutenção ao longo da vida útil do projeto. O valor aproximado do negócio é de R$ 2,1 bilhões. As ações da Eletrobras reagiam em queda de 1,95% (PNB) e de 2,02% (ON), enquanto as da Weg cediam 0,30%, perto de 10h50.

continua após publicidade

Também ficam no radar as ações da Braskem, após um acionista da empresas optar por converter os papéis preferenciais (PN, sem direito a voto) classe "B" que detinha em PN classe "A". Os papéis caíam 1,96%.

Além disso, o investidor ficará de olho em Americanas e Submarino, depois que os respectivos sites ficaram fora do ar no fim de semana. As ações da Americanas lideravam a lista das oito maiores perdas do Ibovespa, ao ceder 4,69%.

Já a Embraer informou entrega de 55 jatos no quarto trimestre de 2021, sendo 16 comerciais e 39 executivos (26 leves e 13 médios). Os papéis caíam 1,93%.

Às 10h51, o Ibovespa tinha recuo de 0,04%, aos 112.835,29 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Tensão Rússia-Ucrânia e feriado nos EUA deixam Ibovespa instável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!