MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Tebet: Medida para ajudar RS não precisará de mudança constitucional ou legal

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, destacou em suas redes sociais que não será necessário mudar a Constituição ou leis para que a União socorra o Rio Grande do Sul, assolado pela catástrofe climática que vitimou ao menos 83 pessoas e deixou milhare

Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 06.05.2024, 14:51:00 Editado em 06.05.2024, 14:55:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, destacou em suas redes sociais que não será necessário mudar a Constituição ou leis para que a União socorra o Rio Grande do Sul, assolado pela catástrofe climática que vitimou ao menos 83 pessoas e deixou milhares desabrigados. Ela disse ainda estar trabalhando em conjunto com os demais ministérios e Poderes, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ajudar o Estado.

continua após publicidade

"Nesse contexto, será proposta medida, sem necessidade de mudança constitucional ou legal, para que as ações necessárias sejam compatíveis com regras fiscais vigentes e continuem a permitir atendimento imediato aos gaúchos. Estamos empenhados no total apoio ao Rio Grande do Sul", destacou a ministra em postagem no Instagram.

Como oBroadcast(sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) mostrou mais cedo, tecnicamente não é preciso uma alteração na Constituição para enviar recursos ao Estado. A liberação de recursos, via crédito extraordinário, pode seguir trâmites normais. A depender da complexidade deste pacote, podem ser necessárias outras medidas para garantir amparo técnico e legal.

continua após publicidade

No domingo, uma comitiva do presidente Lula, com ministros, como Fernando Haddad, da Fazenda, e chefes de Poderes, como os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), esteve no Rio Grande do Sul. A União, Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF) articulam ações emergenciais de socorro ao Estado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Tebet: Medida para ajudar RS não precisará de mudança constitucional ou legal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!