MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

TCU recomenda a BC e Tesouro maior disponibilidade de dados sobre leilões de dívida pública

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira, 26, recomendar ao Banco Central e ao Tesouro Nacional que seja avaliada a "conveniência de ampliar" a disponibilidade para acesso público de dados sobre os leilões de dívida pública. Essa rec

Renan Monteiro e Luiz Araújo (via Agência Estado)

·
Escrito por Renan Monteiro e Luiz Araújo (via Agência Estado)
Publicado em 26.02.2025, 17:35:00 Editado em 26.02.2025, 17:43:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira, 26, recomendar ao Banco Central e ao Tesouro Nacional que seja avaliada a "conveniência de ampliar" a disponibilidade para acesso público de dados sobre os leilões de dívida pública. Essa recomendação aprovada também cita a possibilidade de anonimizar dados com caráter sigiloso.

continua após publicidade

Foi votado um processo de acompanhamento dos leilões primários de títulos públicos. O volume de recursos fiscalizados soma cerca de R$ 2,33 trilhões em valores nominais - no período entre agosto de 2021 e julho de 2023. Foram verificados os valores arrecadados nesses leilões, competitivos e não competitivos.

"Quanto à execução do acompanhamento, embora a avaliação geral indique que os controles implementados sejam compatíveis com os existentes em outros países, registro que a equipe de fiscalização identificou que os dados disponíveis sobre leilões são insuficientes para o controle das normas que os regem", disse em seu voto o ministro e relator, Aroldo Cedraz.

continua após publicidade

Esse processo também fez o acompanhamento do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), gerido pelo Banco Central, responsável por registrar e liquidar operações com títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional.

Foi apontado pela área técnica que esse sistema não registra a data e a hora da participação dos dealers em operações especiais.

Para o relator, os dados públicos disponibilizados pelo BC e pelo Tesouro Nacional não permitem um "controle completo das regras aplicadas aos leilões públicos".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "TCU recomenda a BC e Tesouro maior disponibilidade de dados sobre leilões de dívida pública"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!