MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

TCU mantém prazo de relicitação de Viracopos até junho após rejeitar recurso da concessionária

O Tribunal de Contas da União (TCU) manteve o prazo de 2 de junho deste ano para a finalização do processo de relicitação da concessão do Aeroporto de Viracopos (SP). A decisão foi reforçada pelos ministros nesta quarta-feira, 26, após análise de recurso

Luiz Araújo e Renan Monteiro (via Agência Estado)

·
Escrito por Luiz Araújo e Renan Monteiro (via Agência Estado)
Publicado em 26.02.2025, 19:36:00 Editado em 26.02.2025, 19:46:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Tribunal de Contas da União (TCU) manteve o prazo de 2 de junho deste ano para a finalização do processo de relicitação da concessão do Aeroporto de Viracopos (SP). A decisão foi reforçada pelos ministros nesta quarta-feira, 26, após análise de recurso da atual concessionária, que pedia adiamento.

continua após publicidade

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) sustenta que o prazo não observou o período em que o processo ficou suspenso. Isso ocorreu porque o governo federal tentou um acordo de repactuação para a permanência da empresa entre 2023 e 2024. Mas as partes não chegaram a um acordo.

A ABV também reclama de falhas no cálculo de indenizações pelos bens não amortizados (investimentos com vida útil que seguirão sendo utilizados pela nova concessionária). A empresa diz que essa questão justificaria a suspensão até que as supostas falhas sejam sanadas.

continua após publicidade

O ministro Bruno Dantas, relator da análise, disse que as decisões anteriores são "intocáveis". Seguido pelos demais ministros, rejeitou o pedido de adiamento. "Esse prazo é fatal e somente caberá prorrogação se atendidos os critérios estabelecidos nos termos dos parágrafos 1º e 2º, do artigo 20, da Lei 13.448/2017", definiu o TCU. O artigo e parágrafos citados citam a possibilidade de prorrogação se verificar ausência de interessados no processo licitatório.

Já sobre os cálculos sobre bens não amortizados, a Corte de Contas fez recomendações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o inventário. Reforçando o encaminhamento anterior, o TCU pediu atualizações do processo administrativo de contratação de empresa de auditoria independente para acompanhar o processo de relicitação.

A Agência deverá, no prazo de 15 dias, detalhar as "ações adotadas para garantir a validação externa dos cálculos de indenização de bens reversíveis não amortizados ou depreciados por empresa de auditoria independente."

continua após publicidade

Histórico de conflitos

O Aeroporto de Viracopos tem histórico de conflito entre a concessionária, o governo e a agência reguladora. Antes de admitir a relicitação, a atual gestora entrou em recuperação judicial, apontando frustração de arrecadação projetada no contrato.

O governo chegou a pedir a retomada do controle do ativo. Em 2020 o conflito perdeu fôlego após a empresa aceitar submeter o pedido de relicitação e resolver a disputa por meio de arbitragem. O prazo inicial para relicitar a concessão era de quatro anos, o que foi superado em julho do ano passado.

continua após publicidade

O adiamento do prazo se deu porque, em 2023, em movimento apoiado pelo governo federal, a ABV e outras concessionárias indicaram o interesse em permanecer com os ativos desde que, em troca, tivessem seus contratos equilibrados.

Em setembro do ano passado, após meses de diálogos, o governo entendeu que não seria possível alcançar um acordo. Na época, um membro do alto escalão do governo disse ao Broadcast que "o buraco financeiro da ABV é grande demais para que consiga equacionar obrigações de investimentos que serão estabelecidos na repactuação".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "TCU mantém prazo de relicitação de Viracopos até junho após rejeitar recurso da concessionária"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!