Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

TCU dá 90 dias para Caixa elaborar plano sobre classificação correta de depósitos judiciais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nesta quarta-feira, 26, que a Caixa Econômica Federal envie em 90 dias à Corte um plano para a adoção de "providências concretas" para garantir que o recebimento de depósitos judiciais sejam devidamente classificados, conforme a legislação.

A determinação é para evitar que depósitos judiciais que devam ser classificados como "geridos pela Caixa" sejam indevidamente identificados como depósitos de "responsabilidade do Tesouro", ou vice-versa. O pleno que deverá ser encaminhado ao TCU precisa detalhar as medidas, os responsáveis e prazos de implementação.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A determinação é que esse plano seja elaborado conjuntamente com a Receita Federal do Brasil, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e a Advocacia-Geral da União, dentro de suas respectivas competências.

A Corte de Contas votou uma representação formulada pela Unidade de Auditoria Especializada em Bancos Públicos e Reguladores Financeiros (AudBancos), para apurar eventual descumprimento pela Caixa Econômica Federal do dever de repassar para a Conta Única do Tesouro Nacional os valores relativos aos depósitos judiciais.

A Caixa Econômica Federal é responsável, exclusivamente, pela arrecadação dos depósitos judiciais e extrajudiciais, referentes a tributos e contribuições federais administradas pela Secretaria da Receita Federal, entre outras fontes.

publicidade

No Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias relativo ao 3º bimestre de 2023, na rubrica "Outras Receitas Administradas", houve a inclusão da previsão de que a Caixa transferiria R$ 12,6 bilhões de recursos de depósitos judiciais para a Conta Única do Tesouro Nacional.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline