MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

TCU aprova repactuação da concessão do Galeão; aeroporto será disputado em novo leilão

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira, 4, a repactuação da concessão do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão-Tom Jobim). Com mudanças que incluem retirada de obras obrigatórias, o contrato reformulado será levado a le

Luiz Araújo e Renan Monteiro (via Agência Estado)

·
Escrito por Luiz Araújo e Renan Monteiro (via Agência Estado)
Publicado em 04.06.2025, 16:51:00 Editado em 04.06.2025, 16:59:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira, 4, a repactuação da concessão do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão-Tom Jobim). Com mudanças que incluem retirada de obras obrigatórias, o contrato reformulado será levado a leilão, quando deve ser disputado entre a Changi, atual concessionária, e demais empresas interessadas no ativo.

continua após publicidade

A principal mudança envolve a substituição do modelo de outorga: sai o pagamento fixo anual - que fazia parte do compromisso de R$ 19 bilhões firmado em 2013 - e entra uma contribuição inicial de R$ 932 milhões, somada a uma nova alíquota de 20% sobre a receita bruta do aeroporto.

Além disso, o novo contrato elimina exigências que eram vistas como pressões desnecessárias para os custos da operação. Foram retiradas do plano de investimentos a construção da terceira pista, prevista para um patamar de demanda que ainda está distante, e a ampliação da infraestrutura aeroportuária. A atuação da Infraero também chega ao fim, com a estatal se retirando da sociedade.

continua após publicidade

O imbróglio envolvendo o Galeão vem se arrastando há alguns anos. A Changi reclama que a movimentação anual do aeroporto está abaixo da metade do previsto pela estudo de viabilidade financeira. No início de 2022, a empresa declarou a intenção de devolver a operação. No entanto, voltou atrás na decisão. Desde então, o poder público tem buscado formas de retomar a viabilidade financeira da concessão. As medidas incluem o redirecionamento de voos do Aeroporto Santos Dumont para o Galeão para ampliar o fluxo de passageiros no terminal internacional.

A expectativa de diversos nomes do setor de infraestrutura consultados pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) ao longo dos últimos meses é de que o leilão do contrato repactuado atraia concorrentes.

Com isso, a Changi precisará apresentar novos lances caso queira seguir com o ativo. O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) projeta que o certame seja finalizado ainda este ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "TCU aprova repactuação da concessão do Galeão; aeroporto será disputado em novo leilão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!