MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

TCU aprova repactuação da concessão do Aeroporto de Guarulhos

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a repactuação do contrato de concessão do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Após meses de diálogo com o governo e com o TCU, a concessionária poderá explorar o ativo por 16 meses, estendendo a operaçã

Luiz Araújo (via Agência Estado)

·
Escrito por Luiz Araújo (via Agência Estado)
Publicado em 23.10.2024, 18:31:00 Editado em 23.10.2024, 18:35:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a repactuação do contrato de concessão do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Após meses de diálogo com o governo e com o TCU, a concessionária poderá explorar o ativo por 16 meses, estendendo a operação até 2033.

continua após publicidade

Em troca da renovação antecipada, a empresa se comprometeu a investir R$ 1,4 bilhão na infraestrutura do aeroporto. Este valor será direcionado a uma série de projetos de expansão e melhorias, incluindo obras de expansão de terminais de passageiros e pistas de aeronaves.

O acordo foi costurado no âmbito da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso), criada pelo TCU no ano passado para viabilizar repactuações de contratos de empresas com o Executivo.

continua após publicidade

Em portaria publicada no final do último mês, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) estabeleceu que leiloar a repactuação de concessões aeroportuárias é obrigatório para os contratos que tiverem mudanças significativas no processo de repactuação. Por não serem mudanças contratuais significativas, a repactuação de Guarulhos fica dispensada de ser levada a leilão.

Outra concessionária que busca a repactuação do contrato é a Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), que administra o Aeroporto de Viracopos. Com o prazo de análise já superado, as autoridades que acompanharam o processo dizem que não haverá acordo, ainda que isso ainda não tenha sido oficializado.

Na fila para análise do TCU está a proposta de repactuação do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Outra a pleitear ajustes contratuais é a administradora do Aeroporto de Brasília, mas está em fase mais embrionária de diálogo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "TCU aprova repactuação da concessão do Aeroporto de Guarulhos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!