MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Taxas têm queda firme em reação à aprovação da PEC Emergencial no Senado

Os juros futuros terminaram a quinta-feira, 3, em queda expressiva. A piora do humor nos mercados internacionais nesta tarde, após declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, não abalou a curva de juros, que, sob influência da aprovação d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.03.2021, 18:39:00 Editado em 04.03.2021, 18:43:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os juros futuros terminaram a quinta-feira, 3, em queda expressiva. A piora do humor nos mercados internacionais nesta tarde, após declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, não abalou a curva de juros, que, sob influência da aprovação da PEC Emergencial no Senado, manteve-se com taxas em queda firme até o fechamento dos negócios. O texto aprovado ficou longe do ideal. Porém, dado que resistiu à pressão pelo fatiamento e retirada do Bolsa Família da regra do teto de gastos, foi motivo de comemoração. Os juros longos fecharam com queda de até 60 pontos-base, passando praticamente incólumes à virada do retorno da T-Note para o positivo, rompendo a marca de 1,5%. O cenário fiscal menos ameaçado também trouxe alívio para os vencimentos curtos, reduzindo o ritmo de apostas de alta de 0,75 ponto porcentual da Selic no Copom de março.

continua após publicidade

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 fechou a regular em 3,85% e a estendida em 3,83%, de 4,020% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro de 2025, desabou de 7,776% para 7,17% (regular) e 7,15% (estendida). A do DI para janeiro de 2027 encerrou em 7,84% (regular) e 7,83% (estendida), de 8,425%.

A repercussão positiva da PEC começou ainda ontem na sessão estendida, quando as taxas recuaram firmemente, uma vez mantidos os gatilhos para o teto de gastos e o Bolsa Família dentro da regra. Com a aprovação do texto por um placar elástico nos dois turnos, com 62 votos a favor, o recuo prosseguiu ao longo da quinta-feira.

continua após publicidade

"Um auxílio ao custo de R$ 44 bilhões foi uma decisão salomônica, uns R$ 12 bilhões a mais do que eu imaginava, mas, dada a situação atual, era inevitável que fosse acontecer de colocarem um teto um pouco maior. Nem por isso deixa de ser positivo, até porque o mercado agora sabe com qual número trabalhar para o déficit primário, torna as coisas mais previsíveis e o mercado gosta disso", avalia o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale.

Para o diretor do ASA Investments e ex-secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall, o texto poderia ser mais "duro" do ponto de vista fiscal. "Mas esse foi o desenho político que foi possível e é positivo. Agora vamos ver como será na Câmara." O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) disse querer votar a PEC até quarta-feira (10).

Em tese, a aprovação do texto como está pelos deputados é uma etapa mais difícil - são necessários 308 votos, num ambiente de mais atrito do que no Senado. "Acredito que não deve ter grandes alterações por já ter sido sancionado no Senado e com apoio da sociedade. O mercado está admitindo que está dado", disse o sócio-gestor da LAIC-HFM, Vitor Carvalho.

A pouco menos de duas semanas para o Copom, precificação de Selic na curva hoje no fim da tarde era de 57 pontos-base. A aposta de alta de 0,50 ponto porcentual voltou a ser amplamente majoritária, com 72% de chance contra 28% de probabilidade de avanço de 0,75 ponto. Os números são do Banco Mizuho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Taxas têm queda firme em reação à aprovação da PEC Emergencial no Senado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!