MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Taxas sobem com declarações de Campos Neto e movimento das curvas no exterior

Os juros futuros subiram nesta segunda-feira, completando cinco sessões consecutivas de alta. O gatilho para o movimento de hoje foram as declarações do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, vistas já como um primeiro ajuste na comunicaçã

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.04.2022, 17:37:00 Editado em 11.04.2022, 17:44:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os juros futuros subiram nesta segunda-feira, completando cinco sessões consecutivas de alta. O gatilho para o movimento de hoje foram as declarações do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, vistas já como um primeiro ajuste na comunicação sobre o plano de voo da política monetária, depois da surpresa negativa do IPCA de março, na sexta-feira.

continua após publicidade

A chance de encerrar o ciclo de ajuste da Selic com apenas mais uma alta de 1 ponto porcentual, a 12,75%, em maio parece cada vez menos provável. A curva passou a precificar aperto um pouco mais firme, sobretudo na reunião de junho, com taxa terminal a 13,30%, de 13,25% na sexta-feira. Dada a percepção de elevação mais forte no curto prazo, a ponta longa subiu menos, com alta atribuída ao comportamento de abertura das curvas no exterior.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 voltou aos 13%, fechando em 13,085%, de 12,967% no ajuste de sexta-feira. A do DI para janeiro de 2024 avançou mais de 20 pontos-base, para 12,65%, de 12,432% no ajuste anterior. A do DI para janeiro de 2025 fechou em 11,97%, de 11,77%, e a do DI para janeiro de 2027, em 11,64%, de 11,50%.

continua após publicidade

Após saltarem na sexta-feira com o IPCA (1,62%) acima do teto das estimativas (1,44%), as taxas ensaiaram melhora, com queda na abertura, mas que teve vida curta depois que Campos Neto começou a falar, em evento organizado pela Arko e Traders Club (TC). Na leitura dos agentes, o presidente do BC aproveitou a oportunidade para começar a corrigir a sinalização dada no último Copom, de que a Selic subiria somente em mais 1 ponto.

"Ele deu a entender que o BC está reavaliando levar o ciclo até 12,75%", disse o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Camargo Rosa, segundo o qual o Copom deve promover mais um ajuste de 1 ponto, conforme sinalizado, e deixar os próximos passos em aberto.

Campos Neto alertou que a inflação e seus núcleos "estão muito altos" e que a "surpresa do IPCA" está sob análise para ver se algo muda na tendência. "Temos comunicado com a maior transparência possível o nosso processo de enfrentamento a essa inflação mais alta e persistente", completou.

Nas apostas para a Selic, não houve alteração na precificação para o Copom de maio, com 100% de chance para alta de 1 ponto, mas cresceu a probabilidade de um aperto maior em junho, com deslocamento de prêmio da reunião de agosto. Na sexta-feira, o quadro estava em 60% para alta de 0,5 ponto e 40% para 0,25 ponto e, hoje, a curva projetava 60% de chance para 0,75 ponto e 40% para 0,5 ponto. Para o Copom de agosto, a precificação de 33 pontos na sexta hoje caiu para apenas 15 pontos. Os números são da Greenbay Investimentos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Taxas sobem com declarações de Campos Neto e movimento das curvas no exterior"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!