MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Taxas recuam com ajustes técnicos em sessão de volatilidade e liquidez baixa

Os juros futuros fecharam a primeira sessão de 2025 em queda firme. Após quatro altas consecutivas, exceto nas taxas de curto prazo, o acúmulo de prêmios atraiu alguns aplicadores, mas a liquidez foi um pouco menor que o padrão, com muitos players ainda e

Denise Abarca (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Abarca (via Agência Estado)
Publicado em 02.01.2025, 18:34:00 Editado em 02.01.2025, 18:39:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os juros futuros fecharam a primeira sessão de 2025 em queda firme. Após quatro altas consecutivas, exceto nas taxas de curto prazo, o acúmulo de prêmios atraiu alguns aplicadores, mas a liquidez foi um pouco menor que o padrão, com muitos players ainda em recesso. O noticiário e a agenda doméstica estiveram esvaziados, o que abriu espaço para alguma volatilidade no dia, mas o que tende a definir mesmo a tendência de curto prazo é o cenário fiscal, permeado pela crise das emendas parlamentares e de governabilidade.

continua após publicidade

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2026 caiu de 15,44% no ajuste de segunda-feira para 15,14%. O DI para janeiro de 2027 fechou com taxa de 15,61%, ante 15,95% no ajuste anterior. O DI para janeiro de 2029 encerrou com taxa de 15,38%, de 15,75%.

As taxas chegaram ao fim do dia com queda entre 30 e 40 pontos-base, longe de devolver tudo o que subiram nas últimas quatro sessões, no caso dos vencimentos de médio e longo prazos. O DI para janeiro de 2027 avançou cerca de 80 pontos e o janeiro de 2029, em torno de 100 pontos, no período.

continua após publicidade

Enquanto as taxas curtas estiveram em baixa durante toda a quinta-feira, as longas chegaram a subir pela manhã, acompanhando o aumento da pressão no câmbio, com o dólar tocando máxima em R$ 6,22. À tarde a moeda inverteu o sinal e passou a cair, fechando em R$ 6,1625 (-0,29%).

Apesar do cenário inflacionário e fiscal pressionados, o mercado encontrou hoje espaço para uma correção parcial. "Pode ser que com a virada de ano o pessoal esteja disposto a tomar mais risco. A curva como um todo está com muito prêmio, em algum momento teria que comer um pouco dessa taxa", afirmou o economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Nicolas Borsoi.

Para o economista da Meraki Asset Rafael Ihara, o mercado de juros teve uma "volatilidade estranha hoje", mas diz que no geral, há uma decepção com a ausência de novas medidas fiscais. "Segue o impasse das emendas, que só deve ser pacificado na reforma ministerial", prevê.

continua após publicidade

Ontem (1º), a novela das emendas teve mais um capítulo. O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, negou um pedido do partido Novo para bloquear repasses do governo Lula à Saúde, classificados como despesas obrigatórias - as quais, segundo o partido, estariam sendo usadas "indevidamente, visando compensar perdas parlamentares decorrentes da suspensão" das emendas de relator e de comissão - espólio do orçamento secreto.

No exterior, a agenda foi permeada por sinais de fraqueza da atividade emitidos por PMIs nos EUA, Europa e China, que reforçaram a expectativa por medidas de estímulo da economia, seja pelo lado fiscal ou monetário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Taxas recuam com ajustes técnicos em sessão de volatilidade e liquidez baixa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!