MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Taxas futuras de juros avançam em toda a curva com treasuries, Pnad e IOF

As taxas de juros negociadas no mercado futuro operam em alta na manhã desta quinta-feira, 29, reagindo a um conjunto de fatores. Entre eles está o avanço dos retornos dos Treasuries, títulos do Tesouro americano, em um ambiente de aumento do apetite por

Paula Dias (via Agência Estado)

·
Escrito por Paula Dias (via Agência Estado)
Publicado em 29.05.2025, 10:49:00 Editado em 29.05.2025, 10:55:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As taxas de juros negociadas no mercado futuro operam em alta na manhã desta quinta-feira, 29, reagindo a um conjunto de fatores. Entre eles está o avanço dos retornos dos Treasuries, títulos do Tesouro americano, em um ambiente de aumento do apetite por risco nos Estados Unidos provocado pela decisão judicial que suspendeu a aplicação das tarifas de importação dos EUA.

continua após publicidade

Outro fator de pressão nos prêmios de risco vem da taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua, que ficou em 6,6% no trimestre encerrado em abril, abaixo do piso das estimativas do mercado colhidas pelo Projeções Broadcast (intervalo de 6,7% a 7,1%). A taxa reforça a percepção de que a economia brasileira segue aquecida, o que acende um alerta para pressões inflacionárias.

E no cenário de fundo permanece o desconforto com o impasse em torno do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Depois de reuniões com parlamentares e representantes do setor bancário, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ontem que não há no momento alternativa à majoração do imposto, considerada fundamental para o equilíbrio fiscal.

continua após publicidade

Para Luis Otávio Leal, economista-chefe da G5 Partners, o principal evento do dia é o bloqueio das tarifas nos EUA, que em princípio altera perspectivas para o comércio exterior, com potencial influência nos preços das commodities e maior chance de pressões inflacionárias. Ele também menciona o risco de instabilidade causada pelo presidente americano, Donald Trump, que provavelmente irá recorrer da decisão do tribunal.

Às 10h32, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) de janeiro de 2026 tinha taxa de 14,750%, ante 14,726% do ajuste de ontem. O DI para janeiro de 2027 projetava 14,005%, de 13,927% do ajuste anterior. A taxa do DI para janeiro de 2029 era de 13,575%, contra 13,469% de ontem. E a taxa do vencimento de janeiro de 2031 estava em 13,77%, de 13,67% ontem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Taxas futuras de juros avançam em toda a curva com treasuries, Pnad e IOF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!