MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Taxas do rotativo e do cheque especial são de fato altas, diz diretor do BC

O diretor de Relacionamento do Banco Central, Mauricio Moura, afirmou nesta quinta-feira, 23, que, "de fato, as taxas do rotativo do cartão e do cheque especial são altas" no Brasil. O comentário foi feito durante entrevista concedida à GloboNews.Os dados

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.07.2020, 11:25:00 Editado em 23.07.2020, 11:31:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O diretor de Relacionamento do Banco Central, Mauricio Moura, afirmou nesta quinta-feira, 23, que, "de fato, as taxas do rotativo do cartão e do cheque especial são altas" no Brasil. O comentário foi feito durante entrevista concedida à GloboNews.

continua após publicidade

Os dados mais recentes do Banco Central mostram que o juro médio do rotativo regular do cartão de crédito ficou em 244,5% ao ano em maio. O rotativo regular representa as operações em que pelo menos o valor mínimo da fatura foi pago. Já o juro médio do cheque especial está em 117,1% ao ano.

De acordo com Moura, as duas taxas "ainda são altas e precisam ser reduzidas". O diretor ponderou, no entanto, que a redução de juros no cartão e no cheque não pode ser "voluntariosa".

continua após publicidade

A recomendação é que, neste momento de crise, o consumidor procure "seu provedor de serviços financeiros para sair de taxa gravosa de juros e ir para uma taxa reduzida".

Moura lembrou ainda que o cartão e o cheque especial são modalidades de crédito emergenciais, que devem ser acessadas apenas em situações de necessidade.

O diretor do BC também afirmou que as taxas de juros médias totais do sistema de crédito têm se reduzido, apesar do custo elevado do cartão e do cheque especial. Segundo ele, isso indica que "as taxas menos gravosas têm caído".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Taxas do rotativo e do cheque especial são de fato altas, diz diretor do BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!