MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Taxas de juros oscilam perto da estabilidade, com foco na decisão do BC

As taxas de juros negociadas no mercado futuro oscilam nesta terça-feira, 17, próximas dos ajustes de ontem em quase todos os vencimentos, com o mercado já operando em compasso de espera pela decisão de política monetária do Banco Central, amanhã. O merca

Paula Dias (via Agência Estado)

·
Escrito por Paula Dias (via Agência Estado)
Publicado em 17.06.2025, 12:10:00 Editado em 17.06.2025, 12:19:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As taxas de juros negociadas no mercado futuro oscilam nesta terça-feira, 17, próximas dos ajustes de ontem em quase todos os vencimentos, com o mercado já operando em compasso de espera pela decisão de política monetária do Banco Central, amanhã. O mercado trabalha com as apostas divididas entre a manutenção da taxa Selic nos atuais 14,75% e uma elevação residual de 0,25 ponto porcentual. Há argumentos para as duas possibilidades.

continua após publicidade

Na avaliação do diretor de investimentos da Nomos, Beto Saadia, a curva de juros mostra um mercado já posicionado para mais uma elevação da Selic, com os vencimentos longos em desinclinação. Embora alguns indicadores econômicos tenham mostrado melhora desde a última reunião de política monetária (como o câmbio e a inflação), o que justificaria a manutenção da taxa, as expectativas para a inflação seguem distantes da meta que o Banco Central deve perseguir.

"Acho que o Brasil não pode ser dar ao luxo de não elevar juros, pois não somos um país de moeda forte. Quando você tem 60% do mercado a favor da alta de 25 pontos, você tem de entregar esses 25 pontos", afirma ele.

continua após publicidade

Saadia diz que uma elevação residual não tem grande efeito concreto sobre a economia e a convergência da inflação para a meta, mas cumpre o papel de manter o elo de confiança do Banco Central com o mercado.

Às 11h55, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2026 tinha taxa de 14,870%, ante 14,863% do ajuste de ontem. O vencimento de janeiro de 2029 projetava 13,45%, mesmo porcentual do ajuste anterior.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Taxas de juros oscilam perto da estabilidade, com foco na decisão do BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!