MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Taxas de juros avançam em meio a aversão ao risco global

Os juros futuros subiram nesta terça-feira, 5. A curva local replicou o desenho das pares nos Estados Unidos e Europa, que registraram ganho de inclinação puxado pelo avanço mais expressivo da ponta longa. Dados fracos de atividade e inflação na China e E

Denise Abarca (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Abarca (via Agência Estado)
Publicado em 05.09.2023, 18:09:00 Editado em 05.09.2023, 18:13:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os juros futuros subiram nesta terça-feira, 5. A curva local replicou o desenho das pares nos Estados Unidos e Europa, que registraram ganho de inclinação puxado pelo avanço mais expressivo da ponta longa. Dados fracos de atividade e inflação na China e Europa acentuaram os temores sobre recessão global, em meio ao risco de manutenção de juros elevados nos EUA por mais tempo, impulsionando o dólar ante as demais moedas, com efeitos também sobre as taxas por aqui. Internamente, o único destaque foi a produção industrial de julho abaixo do esperado, mas sem potencial para mexer com os preços nem com apostas para Selic.

continua após publicidade

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 fechou em 10,61%, de 10,59% no ajuste anterior, a do DI para janeiro de 2026 subiu de 10,20% para 10,27%. O DI para janeiro de 2027 tinha taxa de 10,47%, de 10,37%, e o DI para janeiro de 2029 avançou a 10,96%, de 10,82%. O DI para janeiro de 2031 encerrou a 11,24%, de 11,04%.

A tensão nos mercados foi desencadeada logo cedo pela queda dos PMIs de serviços na China e na zona do euro. A deflação dos preços ao produtor na zona do euro (-0,5%) em julho foi outro sinal da alerta sobre o pulso da economia na região.

continua após publicidade

Com isso, as taxas na B3 já abriram em alta e foram escalando ao longo do dia, com máximas à tarde, quando também os rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano atingiam os picos da sessão.

A diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central, Fernanda Guardado, em participação em live da Bradesco Asset, classificou o cenário fiscal nos EUA como um desafio. "A dívida americana subiu substancialmente nos últimos anos e é uma dívida muito de curto prazo, com reprecificação de custo muito grande na medida em que o Fed sobe os juros", afirmou.

Ela enfatizou que pela primeira vez em muito tempo há sinais de que o mercado acredita que taxa de juros longa nos EUA seja maior do que o Fed prevê. A diretora citou que a taxa de 10 anos dos juros dos EUA tem subido de forma expressiva. No período da tarde, chegou à máxima de 4,27%.

continua após publicidade

O estresse na curva norte-americana decorreu justamente do temor de que o Fed, embora possa encerrar o ciclo de altas já em setembro, seja obrigado a sustentar os juros em níveis elevados por mais tempo, ainda mais sob a pressão do petróleo. O WTI e o Brent encerraram nesta terça nos maiores níveis em quase 11 meses e esse último acima de US$ 90.

Para o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, o ambiente internacional explicou nesta terça quase 100% o comportamento dos DIs, uma vez que a terça-feira não trouxe novidades no noticiário local. "O steepening das curvas na Europa, Japão e EUA se replicou por aqui", resumiu, ao referir-se ao aumento da inclinação das taxas.

Nem a queda da produção industrial de julho (-0,6%) ante julho, bem maior do que a mediana das estimativas (-0,3%), conseguiu aliviar a pressão dos DIs, ainda que tenha sido lida como inequívoco sinal de desaceleração da atividade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Taxas de juros avançam em meio a aversão ao risco global"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!