MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Taxa de subutilização da força de trabalho cai a 29,5% no trimestre até outubro

A taxa composta de subutilização da força de trabalho caiu de 30,1% no trimestre móvel encerrado em julho para 29,5% no trimestre móvel terminado em outubro, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.12.2020, 12:50:00 Editado em 29.12.2020, 12:55:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A taxa composta de subutilização da força de trabalho caiu de 30,1% no trimestre móvel encerrado em julho para 29,5% no trimestre móvel terminado em outubro, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta terça-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

A taxa composta inclui a taxa de desocupação, a taxa de subocupação por insuficiência de horas e a taxa da força de trabalho potencial, pessoas que não estão em busca de emprego, mas que estariam disponíveis para trabalhar. No trimestre móvel até outubro de 2019, a taxa de subutilização da força de trabalho estava em 23,8%.

Isso significa que faltou trabalho para 32,548 milhões de pessoas, que estavam na população subutilizada (que inclui desocupados, subocupados por insuficiência de horas e a força de trabalho potencial). Esse contingente caiu 1,0% ante o trimestre móvel imediatamente anterior, com 344 mil pessoas a menos. Em relação a igual período de 2019, o avanço foi de 20,0%, ou 5,414 milhões de pessoas a mais.

continua após publicidade

Segundo o diretor-adjunto de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, a tendência é que as demais medidas de subutilização diminuam, à medida que a desocupação foro crescendo, com mais trabalhadores voltando a procurar emprego. "Reflexo disso é que também começa a aumentar a desocupação. Ela tende a aumentar porque vai reduzir a subutilização. São transferências dentro do mesmo grupo", afirmou Azeredo.

Apesar de alguns dados positivos, a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lúcia Vieira, afirmou que "não dá para cravar nada" sobre os rumos do mercado de trabalho. "Não sabemos o que vai acontecer em termos de saúde pública, de pandemia, a partir de agora", disse a pesquisadora. "Se não piorar nada, poderíamos entender, sim, que estamos tendo uma recuperação, com as pessoas voltando a procurar trabalho", comentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Taxa de subutilização da força de trabalho cai a 29,5% no trimestre até outubro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!