MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Taxa de investimento chega a 19,2%, a maior desde 2014

A taxa de investimento do País subiu a 19,2% do PIB em 2021, maior patamar desde 2014, segundo o IBGE. No entanto, parte relevante da melhora pode estar inflada por um aumento maior nos preços dos bens de capital do que nos preços da economia como um todo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.03.2022, 11:30:00 Editado em 05.03.2022, 11:39:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A taxa de investimento do País subiu a 19,2% do PIB em 2021, maior patamar desde 2014, segundo o IBGE. No entanto, parte relevante da melhora pode estar inflada por um aumento maior nos preços dos bens de capital do que nos preços da economia como um todo, o que lança dúvidas sobre a força dos investimentos para puxar o crescimento econômico.

continua após publicidade

Um estudo do Ibre/FGV já havia demonstrado que, no 3.º trimestre do ano passado, enquanto a inflação geral acumulava aumento de 9,9% em um ano, os investimentos medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, cálculo dos investimentos no PIB) tinham encarecido 15,3%.

Outros dois fenômenos ocasionais também estariam por trás desse crescimento. Um é a internalização abrupta das plataformas de petróleo, por conta de uma operação apenas contábil: a mudança no Repetro, que permitiu a empresas transferirem o título de propriedade desses equipamentos de subsidiárias no exterior para a sede brasileira. O segundo foi o forte crescimento dos investimentos em tratores e outras máquinas agrícolas, e em caminhões e ônibus, ambos muito influenciados pelos preços internacionais de commodities.

continua após publicidade

"Temos de ter um pé atrás com essa alta na taxa de investimentos. Ela não quer dizer que estamos com uma economia pujante", disse Ricardo Barboza, pesquisador do Ibre/FGV.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Taxa de investimento chega a 19,2%, a maior desde 2014"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!