MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Sustentabilidade hoje não é mais custo, é produtividade, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira que a crise atual gerou um aprendizado diferente da crise de 2008, quando houve uma crise financeira internacional. Um dos aprendizados, de acordo com ele, é a importância que pa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.05.2022, 13:44:00 Editado em 18.05.2022, 13:49:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira que a crise atual gerou um aprendizado diferente da crise de 2008, quando houve uma crise financeira internacional. Um dos aprendizados, de acordo com ele, é a importância que passou a se dar às questões verdes. "Sustentabilidade hoje não é mais vista como custo. É igual à produtividade", disse, durante a abertura do Congresso Mercado Global de Carbono - Descarbonização e Investimentos Verdes, no Rio de Janeiro.

continua após publicidade

Campos Neto também avaliou as mudanças geopolíticas que ocorrem neste momento no planeta e destacou que esta é uma oportunidade para o Brasil, já que o mundo busca a reorganização das cadeias produtivas de forma a buscarem fornecedores em locais mais próximos de suas matrizes.

Sobre o mercado de carbono, Campos Neto disse que tem escutado muito falar na importância de se criar um imposto de carbono, mas disse que essa tributação não é adequada para todos os casos. "O mercado de crédito de carbono é forma engenhosa de internalizar externalidades", considerou em seu apontamento, que usa para balizar o discurso no evento.

continua após publicidade

Isso porque, segundo ele, possibilita que cada país internalize os benefícios da redução de suas próprias emissões, contribuindo para maior cooperação. "Nesse contexto, o desenvolvimento do mercado de carbono impõe grandes desafios, mas também gera enormes oportunidades", considerou. "Isso é particularmente verdadeiro no caso do Brasil, um País com enorme potencial ambiental", completou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Sustentabilidade hoje não é mais custo, é produtividade, diz presidente do BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!