MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Surto de covid atinge P-54 e Sindipetro-NF tenta impedir novos embarques

Mais um surto de covid-19 em uma plataforma da Petrobras mobilizou sindicalistas da categoria nesta terça-feira, com ações de conscientização para tentar impedir o embarque de petroleiros na plataforma P-54, no campo de Roncador, na bacia de Campos. Segun

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.04.2021, 20:36:00 Editado em 06.04.2021, 20:43:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais um surto de covid-19 em uma plataforma da Petrobras mobilizou sindicalistas da categoria nesta terça-feira, com ações de conscientização para tentar impedir o embarque de petroleiros na plataforma P-54, no campo de Roncador, na bacia de Campos. Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), a estatal queria embarcar 18 petroleiros, mesmo após ter sido detectado o surto da doença e a plataforma não ter sido desinfectada apropriadamente.

continua após publicidade

A Petrobras confirmou o surto, informando que desembarcou todos os infectados e que o desembarque dos contactantes já foi iniciado, com conclusão prevista para ocorrer até amanhã, 7. Segundo a estatal, a produção continua normal.

"É importante esclarecer que o isolamento e desembarque de casos suspeitos e seus contactantes, mesmo assintomáticos, são estratégias de prevenção e que, após os testes, na maioria dos casos a suspeita de contaminação não se confirma", explicou a Petrobras em nota.

continua após publicidade

Segundo a companhia, o serviço de desinfecção da plataforma está em andamento e os embarques realizados nos últimos dias foram restritos à substituição das funções essenciais do contingente desembarcado, para garantia da segurança da unidade.

O Sindipetro-NF chegou a pedir à gestão da companhia para que atendesse às recomendações do Ministério Público do Trabalho e retirasse todo o pessoal a bordo com suspeita de contaminação, o que não foi atendido.

A P-54 teve 22 casos confirmados de covid-19 nos últimos dias, de trabalhadores que já desembarcaram, informou o sindicato. Atualmente, 31 petroleiros continuam a bordo aguardando desembarque. Destes, oito testaram positivo para a doença, segundo o Sindipetro-NF.

continua após publicidade

"Ontem nós avisamos à Petrobras que, se quisessem embarcar alguém, teriam que negociar com o sindicato para mostrar que os trabalhadores não estariam indo apenas para manter a produção, ou a vontade de algum gerente, que estariam indo para fazer alguma atividade essencial para a segurança e a habitabilidade", explicou o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

Outras plataformas também estariam passando pelo mesmo problema, como a P-48, no campo de Caratinga, também na bacia de Campos, onde oito casos foram confirmados e a P-38, que em março desembarcou todos os empregados a bordo por causa de um surto da doença.

O aumento de casos de covid-19 nas operações da Petrobras fez a empresa alterar na segunda-feira, 5, a escala dos empregados que trabalham embarcados em unidades marítimas. Desde o início da doença, a empresa registra mais de 6 mil contaminações, ou 13,1% do efetivo total, e 20 óbitos.

continua após publicidade

Segundo a companhia, a nova escala passa a ser de 21x28 + 21x35 dias, ou seja, dois embarques de 21 dias seguidos, respectivamente, por períodos de folga de 28 e de 35 dias. Essa escala será adotada temporariamente por um ciclo de 105 dias e tem por objetivo reduzir em 30% o fluxo de pessoas em deslocamento em aeroportos e rodoviárias.

Hoje, o Sindipetro-NF realiza um debate online com a categoria para avaliar a mudança na escala e iniciar a construção de uma Greve pela Vida, diante do aumento das contaminações na empresa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Surto de covid atinge P-54 e Sindipetro-NF tenta impedir novos embarques"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!