MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Superintendência do Cade aprova operação entre QatarEnergy Oil and Gas e Evergreen

A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, o ato de concentração entre a QatarEnergy Oil and Gas e a International Energy Investment Holdings Limited (Sinopec Evergreen). O despacho pela aprovaç

Sandra Manfrini (via Agência Estado)

·
Escrito por Sandra Manfrini (via Agência Estado)
Publicado em 03.05.2023, 13:31:00 Editado em 03.05.2023, 13:35:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, o ato de concentração entre a QatarEnergy Oil and Gas e a International Energy Investment Holdings Limited (Sinopec Evergreen). O despacho pela aprovação está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 3, e trata-se de uma operação de aquisição de participação societária.

continua após publicidade

A QatarEnergy Oil and Gas (QEOG1) é uma subsidiária integral da QatarEnergy, empresa de energia estatal do Estado do Qatar que atua na exploração e produção de petróleo e gás natural. O Grupo QatarEnergy atua no Brasil na venda de de gás natural e na exploração e produção de petróleo e gás. Em especial, a subsidiária QP Brasil Ltda detém uma participação de 23% no Bloco BC-10, que é operado pela Shell, e uma participação de 21% no Campo de Sépia.

A Sinopec Evergreen é uma empresa chinesa, detida integralmente pelo Grupo Sinopec, que atua no setor de óleo e gás e tem sede em Pequim. O Grupo Sinopec, segundo informações disponibilizadas no parecer do Cade, é o maior fornecedor de petróleo e de produtos petroquímicos e o segundo maior produtor de petróleo e gás da China, além de ser a maior empresa refinadora de petróleo e a segunda maior empresa química do mundo. No Brasil, o Grupo Sinopec atua principalmente na extração e apoio à extração de petróleo e gás natural.

continua após publicidade

Segundo informações do Cade, a operação consiste na aquisição, pela Sinopec Evergreen, de participação minoritária na Qatar Liquifed Gas Company Limited, na qual, atualmente, a QEOG1 possui participação de 75% e a Shell Gas B.V. possui participação de 25%. A Sinopec Evergreen adquirirá, da QEOG1, participação representativa de 5% do capital social da Qatar Liquifed Gas Company Limited.

Após a operação, a QatarEnergy continuará a deter uma participação indireta de 70% e a Shell manterá a mesma participação de 25% na Qatar Liquifed Gas Company Limited. Assim, a Sinopec Evergreen participará do Joint Venture Agreement celebrado entre os atuais acionistas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Superintendência do Cade aprova operação entre QatarEnergy Oil and Gas e Evergreen"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!