MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Stanley Fischer, ex-vice-presidente do BC dos Estados Unidos, morre aos 81 anos

O economista Stanley Fischer, ex-vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) entre 2014 e 2017, morreu aos 81 anos na noite de sábado, 31. A morte foi anunciada pelo Banco de Israel, comandado por Fischer entre 2005 e 2013

Elisa Calmon (via Agência Estado)

·
Escrito por Elisa Calmon (via Agência Estado)
Publicado em 01.06.2025, 15:03:00 Editado em 01.06.2025, 15:08:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O economista Stanley Fischer, ex-vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) entre 2014 e 2017, morreu aos 81 anos na noite de sábado, 31. A morte foi anunciada pelo Banco de Israel, comandado por Fischer entre 2005 e 2013. A causa não foi divulgada.

continua após publicidade

Em nota, a instituição afirma que Fischer teve um "grande impacto na economia israelense", tanto na década de 1980, quando atuou como representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Israel e desempenhou um papel fundamental na formulação do Plano de Estabilização Econômica de 1985, quanto posteriormente, durante seu mandato no banco, quando liderou uma política econômica responsável durante um período desafiador, incluindo a crise financeira global de 2008.

"Gerações de funcionários do Banco de Israel e eu inclinamos nossas cabeças hoje em memória do professor Fischer, cuja contribuição ao Banco de Israel e ao avanço da economia israelense foi verdadeiramente significativa. Nossas mais profundas condolências à sua família", afirmou o atual presidente do Banco de Israel, Amir Yaron.

continua após publicidade

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ex-presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn, também lamentou o falecimento de Fischer.

"Stan foi meu orientador de tese e uma referência para toda a vida (e para muitos!)", afirmou em publicação nas redes sociais. "Sua carreira abrange uma extraordinária trajetória acadêmica e altos cargos de formulação de políticas no FMI, Banco Mundial, Federal Reserve e como governador do Banco de Israel. Seu legado permanece com todos nós", complementou Goldfajn.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Stanley Fischer, ex-vice-presidente do BC dos Estados Unidos, morre aos 81 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!