MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

S&P rebaixa perspectiva do rating de Alagoas para negativa, mas mantém nota em BB

A agência de classificação de risco S&P manteve a nota de crédito global de Alagoas em BB-, mas rebaixou a perspectiva do rating de neutra para negativa, argumentando que se os déficits fiscais do governo continuarem, pode haver risco de um nível estrutur

Gustavo Nicoletta (via Agência Estado)

·
Escrito por Gustavo Nicoletta (via Agência Estado)
Publicado em 14.06.2024, 16:02:00 Editado em 14.06.2024, 16:09:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A agência de classificação de risco S&P manteve a nota de crédito global de Alagoas em BB-, mas rebaixou a perspectiva do rating de neutra para negativa, argumentando que se os déficits fiscais do governo continuarem, pode haver risco de um nível estruturalmente menor de poupança para cobrir o serviço da dívida. A nota de crédito em escala nacional foi mantida em brAA+.

continua após publicidade

"A perspectiva negativa reflete o risco de que a continuidade de níveis elevados de gastos levará a níveis estruturalmente menores de caixa ou a um aumento notável nos encargos da dívida. Quatro anos de elevados gastos com bens de capital, juntamente com uma decisão judicial que obrigou o Estado a transferir boa parte dos recursos em 2024, reduziram significativamente a disponibilidade de caixa livre", disse a S&P.

A decisão a que a S&P se refere forçou o governo de Alagoas a compartilhar com os municípios do Estado recursos da concessão de água e esgoto da região metropolitana de Maceió, ocorrida em 2020. Foram transferidos R$ 900 milhões no ano passado, reduzindo o caixa livre para aproximadamente R$ 650 milhões, segundo a S&P.

continua após publicidade

"Como resultado, o caixa mais o fluxo de caixa operacional devem cobrir cerca de 85% do serviço da dívida nos próximos 12 meses", acrescentou.

A agência de classificação de risco disse que pode rebaixar a nota de crédito de Alagoas nos próximos 12 meses se a deterioração fiscal impedir a recuperação do caixa do Estado, ou se os investimentos elevados se traduzirem em um aumento mais pronunciado nos encargos da dívida - em outras palavras, se os pagamentos de juros superarem 5% da receita operacional.

Por outro lado, a perspectiva do rating de Alagoas pode voltar a ser neutra se o Estado recuperar o caixa por meio de medidas que melhorem o resultado fiscal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "S&P rebaixa perspectiva do rating de Alagoas para negativa, mas mantém nota em BB"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!