MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

S&P: rating pode aumentar se Brasil tiver superávits primários e menor rigidez no orçamento

A S&P Global avalia que, para o rating do Brasil aumentar, serão necessárias iniciativas políticas que elevem os superávits primários e reduzam a rigidez orçamentária. Este, contudo, não é o cenário-base da classificadora, que manteve nesta quinta-feira a

Gustavo Nicoletta e Mateus Fagundes (via Agência Estado)

·
Escrito por Gustavo Nicoletta e Mateus Fagundes (via Agência Estado)
Publicado em 05.06.2025, 17:38:00 Editado em 05.06.2025, 17:45:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A S&P Global avalia que, para o rating do Brasil aumentar, serão necessárias iniciativas políticas que elevem os superávits primários e reduzam a rigidez orçamentária. Este, contudo, não é o cenário-base da classificadora, que manteve nesta quinta-feira a perspectiva estável para o rating "BB" do País e alertou que iniciativas contra a fraqueza fiscal só devem vir depois das eleições de 2026.

continua após publicidade

"Em nossa opinião, políticas voltadas à consolidação fiscal promoveriam um ambiente de taxas de juros mais baixas, contribuindo ainda mais para o crescimento econômico", pontua a S&P.

Por outro lado, a classificadora diz que a nota brasileira pode ser reduzida nos próximos dois anos se a implementação de políticas não conseguir conter a pressão sobre os gastos, levando a um aumento de dívida mais rápido do que o esperado.

continua após publicidade

"Uma deterioração na sinalização de políticas também poderá afetar os fluxos líquidos de investimento estrangeiro direto e, assim, enfraquecer a posição externa do Brasil", alerta a agência.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "S&P: rating pode aumentar se Brasil tiver superávits primários e menor rigidez no orçamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!