MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

S&P Global: Relação dívida/PIB crescerá na próxima década para Brasil e encolherá para Índia

A trajetória futura do crescimento dos emergentes será determinante para os resultados fiscais, diz a S&P Global em relatório divulgado nesta quarta-feira, 16. Entre o grupo de 20 principais países soberanos de mercados emergentes analisados, a S&P Glob

Patricia Lara (via Agência Estado)

·
Escrito por Patricia Lara (via Agência Estado)
Publicado em 16.10.2024, 14:31:00 Editado em 16.10.2024, 14:36:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A trajetória futura do crescimento dos emergentes será determinante para os resultados fiscais, diz a S&P Global em relatório divulgado nesta quarta-feira, 16.

continua após publicidade

Entre o grupo de 20 principais países soberanos de mercados emergentes analisados, a S&P Global calcula que a dívida/PIB aumentará mais de 5 pontos porcentuais entre 2023 e 2030 para o Brasil e outros oito países - Bulgária, Colômbia, México, Polônia, Romênia, Arábia Saudita, África do Sul e Turquia.

Dos mercados emergentes com um PIB superior a US$ 300 bilhões, apenas o Chile, a Índia, a Indonésia e Filipinas devem reduzir a relação dívida/PIB durante este período.

continua após publicidade

Na visão da S&P 500, para estabilizar a proporção da dívida, os governos soberanos dos mercados emergentes precisariam ajustar os seus subjacentes déficits governamental entre 0,5 ponto porcentuais do PIB (África do Sul) e 1,7 pontos porcentuais (Romênia) até 2030. A agência, contudo, acredita que na maioria dos casos, os governos não devem fazer estes esforços fiscais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "S&P Global: Relação dívida/PIB crescerá na próxima década para Brasil e encolherá para Índia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!