MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

S&P Global: Emergentes responderão por 65% da expansão global até 2035

A S&P Global prevê que os mercados emergentes desempenharão um papel crucial na formação da economia global, contribuindo com cerca de 65% do crescimento até 2035. Mesmo com a expansão, muitos emergentes não têm endereçado alguns problemas, como o fiscal.

Patricia Lara (via Agência Estado)

·
Escrito por Patricia Lara (via Agência Estado)
Publicado em 16.10.2024, 14:27:00 Editado em 16.10.2024, 14:33:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A S&P Global prevê que os mercados emergentes desempenharão um papel crucial na formação da economia global, contribuindo com cerca de 65% do crescimento até 2035. Mesmo com a expansão, muitos emergentes não têm endereçado alguns problemas, como o fiscal. Do lado favorável, muitos países se beneficiarão da transição energética e de mudanças de rota da cadeia de abastecimento, que devem criar oportunidades para aproveitamento dos abundantes recursos naturais, da ampla força de trabalho e da capacidades de produção.

continua após publicidade

As economias emergentes terão um crescimento, na média, de 4,06%, ante 1,59% das economias avançadas, projeta a S&P Global em relatório divulgado nesta quarta-feira. Até 2023, a Índia se consolidará como a terceira maior economia mundial, atrás dos Estados Unidos e da China continental. A Indonésia e o Brasil aparecerão em oitavo e nono lugar, respectivamente, diz a S&P 500.

Na próxima década, os mercados emergentes estarão estrategicamente posicionados para impulsionar o crescimento econômico global através da expansão dos seus mercados domésticos e para se beneficiar da reconfiguração das cadeias de abastecimento, comércio e investimento", afirmou Yann Le Pallec, chefe dos serviços de rating global da S&P.

continua após publicidade

A S&P Global projeta que os emergentes têm um caminho único de descarbonização. "O aumento da procura de eletricidade, os recursos abundantes e a diminuição dos custos tecnológicos impulsionarão uma transição para as energias renováveis", avalia a S&P.

Na projeção da agência, até 2040, estes mercados deverão desenvolver quase 6.000 gigawatts de projetos de energia limpa, exigindo mais de US$ 5 bilhões em investimentos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "S&P Global: Emergentes responderão por 65% da expansão global até 2035"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!