A S&P Global informou que elevou o rating em moeda local da Argentina, de default seletivo (SD, na sigla em inglês) para CCC-. Além disso, reafirmou o rating em moeda estrangeira, em CCC-. A perspectiva é negativa.
Em comunicado, a agência nota que na semana passada o país realizou sua quinta troca de dívidas em pesos desde agosto de 2022.
Pelos critérios da S&P, essa troca equivale a um default, diante das "pronunciadas vulnerabilidades macroeconômicas" e da "capacidade muito limitada" para estender vencimentos e colocar papéis no mercado sem depender continuadamente de trocas de dívida.
A S&P lembra que os mercados globais de capital estão fechados para a Argentina. No mercado local, trocas de dívida têm ocorrido para gerenciar grandes picos de vencimentos, antes da utilização de leilões tradicionais para emitir dívida, aponta.
O Banco Central da República Argentina (BCRA) continua a ter um papel crucial para o gerenciamento da dívida local no mercado secundário, afirma a agência.
Deixe seu comentário sobre: "S&P eleva rating em moeda local da Argentina de default seletivo a CCC-; perspectiva é negativa"