MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

S&P eleva rating de longo prazo da Argentina, de 'SD' para 'CCC', com perspectiva estável

A S&P Global elevou o rating de longo prazo da Argentina de 'SD' (calote seletivo) para 'CCC', com perspectiva estável, e o rating de escala nacional de 'SD' para 'raB+'. A agência de classificação de risco também elevou o rating em moeda estrangeira de '

André Marinho e Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho e Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 15.03.2024, 14:18:00 Editado em 15.03.2024, 14:23:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A S&P Global elevou o rating de longo prazo da Argentina de 'SD' (calote seletivo) para 'CCC', com perspectiva estável, e o rating de escala nacional de 'SD' para 'raB+'. A agência de classificação de risco também elevou o rating em moeda estrangeira de 'CCC-' para 'CCC' no longo prazo, enquanto reafirmou em 'C' o de curto prazo.

continua após publicidade

De acordo com a S&P, o rating e a perspectiva estável no longo prazo refletem o equilíbrio entre os riscos de uma economia e políticas "incertas" contra a mudança favorável de curto prazo no cumprimento de obrigações de dívida.

A agência esclareceu, em nota, que a avaliação considera como resolvida a troca de novos instrumentos para detentores de títulos, cujo estresse poderia ser comparado à inadimplência. "A Argentina acaba de realizar sua sexta troca de dívida em pesos desde agosto de 2022, em um ambiente de estresse, dadas as vulnerabilidades macroeconômicas pronunciadas do país e a capacidade limitada de estender o vencimento dos papéis no mercado local sem depender dessas trocas", apontou.

continua após publicidade

Novas trocas de dívidas ou políticas públicas negativas que limitem o acesso da Argentina ao financiamento de crédito podem provocar um rebaixamento dos ratings nos próximos 12 meses, alertou a S&P Global.

Problemas em avançar nas reformas fiscais, monetárias e econômicas também podem pesar na avaliação de risco. Já o sucesso na implementação das novas políticas econômicas, contenção da inflação e recuperação sustentável da economia podem motivar nova elevação dos ratings nos próximos meses.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "S&P eleva rating de longo prazo da Argentina, de 'SD' para 'CCC', com perspectiva estável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!