Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

S&P eleva perspectiva de Alagoas de negativa para estável e mantém ratings em 'BB-' e 'brAA+'

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A S&P Global Ratings revisou de negativa para estável a perspectiva do rating de crédito do Estado de Alagoas, mantendo as notas "BB-" na escala global e "brAA+" na nacional. Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira, 10, a mudança reflete "ações recentes da gestão estadual para melhorar os indicadores fiscais" e a expectativa de que esses esforços continuem nos próximos dois anos.

A agência destacou que o Estado apresentou "melhora no desempenho orçamentário em 2024", com o déficit após investimentos caindo para 3% da receita total, ante 10,3% em 2023. A arrecadação avançou 17% no ano passado, impulsionada por crescimento econômico e aumento da alíquota básica de ICMS, de 17% para 19%.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A S&P ressaltou a adoção de uma nova regra fiscal estadual, inspirada na federal, como "um passo importante para fortalecer o planejamento orçamentário". A previsão é que Alagoas registre superávits médios de 0,3% entre 2025 e 2027.

Apesar da melhora, a agência alerta que o Estado ainda apresenta "liquidez historicamente baixa" e "elevado endividamento", estimado em 80% da receita operacional. Também observou que o cenário institucional brasileiro segue "volátil e desequilibrado", o que limita a flexibilidade fiscal dos entes subnacionais.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline