MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

SNIC: vendas de cimento caem 0,3% em novembro; acumulado do ano é de alta de 4%

As vendas de cimento registraram queda de 0,3% em novembro, em relação ao mesmo mês de 2023, totalizando 5,4 milhões de toneladas, segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). No acumulado do ano até novembro, o setor chegou a 60 milhões

Talita Nascimento (via Agência Estado)

·
Escrito por Talita Nascimento (via Agência Estado)
Publicado em 05.12.2024, 19:34:00 Editado em 05.12.2024, 19:40:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As vendas de cimento registraram queda de 0,3% em novembro, em relação ao mesmo mês de 2023, totalizando 5,4 milhões de toneladas, segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC).

continua após publicidade

No acumulado do ano até novembro, o setor chegou a 60 milhões de toneladas, alta de 4% sobre o mesmo período do ano passado.

Dentre as razões para o desempenho, está a melhora do mercado de trabalho e o aquecimento do mercado imobiliário, puxado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, responsável por 50% dos lançamentos e 44% das vendas no período.

continua após publicidade

Por outro lado, o SNIC sinaliza que o setor da construção civil vem encontrando dificuldade em preencher as vagas disponíveis. "A escassez de mão de obra e o alto custo de contratação tem elevado salários, pressionado a inflação, com reflexos nos preços dos imóveis e na alta do INCC", diz o texto do sindicato.

A entidade pontua ainda que a tendência de elevação da taxa Selic aumenta a competição entre os ativos financeiros e os imobiliários, além de tornar o financiamento mais oneroso para o tomador de empréstimo, impactando diretamente o mercado imobiliário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "SNIC: vendas de cimento caem 0,3% em novembro; acumulado do ano é de alta de 4%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!