MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Sistema financeiro internacional ainda tem sinais de vulnerabilidades localizadas, avalia BC

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central destacou nesta quarta-feira, 29, na ata da última reunião, que o sistema financeiro internacional tem se mostrado resiliente, mas alertou que ainda existem sinais de vulnerabilidades localizada

Eduardo Rodrigues (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Rodrigues (via Agência Estado)
Publicado em 29.11.2023, 08:43:00 Editado em 29.11.2023, 08:47:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central destacou nesta quarta-feira, 29, na ata da última reunião, que o sistema financeiro internacional tem se mostrado resiliente, mas alertou que ainda existem sinais de vulnerabilidades localizadas. Na semana passada, o colegiado manteve o Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil (ACCPBrasil) em 0%.

continua após publicidade

De acordo com o BC, apesar de um alívio recente, as condições financeiras mantêm-se restritivas e o aumento da volatilidade dos juros dos Estados Unidos contribui para elevar os riscos de "reprecificação abrupta" de ativos nos mercados globais.

"Após o último Comef, em um primeiro estágio as condições financeiras globais apresentaram forte deterioração com a elevação dos juros americanos de longo prazo e a apreciação do dólar que resultaram de fatores como as preocupações quanto à sustentabilidade da dívida americana em ambiente de normalização de juros e contração do balanço do Fed, dentre outros. Porém, desde o início de novembro observa-se recuo dos juros longos e depreciação do dólar, contribuindo para o alívio das condições financeiras globais", detalhou o documento.

continua após publicidade

O BC apontou que as condições gerais de crédito nos Estados Unidos têm se mantido restritivas, inclusive com contração do crédito em alguns segmentos, em especial os mais sensíveis a taxas de juros. Além disso, já há aumento de inadimplência em algumas modalidades, apesar do nível de calotes ainda ser baixo para a média histórica norte-americana.

"Nos EUA, a elevada exposição de bancos menores ao setor imobiliário corporativo, que continua sob estresse, segue sendo ponto de atenção. O acesso ao Bank Term Funding Program, linha emergencial implementada pelo Fed durante o estresse bancário do início do ano para prover liquidez a instituições que enfrentavam saídas abruptas de depósitos, continua. Algumas modalidades de crédito apresentam aumento da inadimplência, apesar dos níveis ainda serem baixos em termos históricos", destacou o documento.

O Comef enfatiza ainda que os demais bancos centrais têm atuado para manter a confiança nos sistemas financeiros. O colegiado lembra ainda que, desde a última reunião, em agosto, quase a totalidade das jurisdições manteve inalterados seus buffers contracíclicos de capital, várias delas com os buffers ativados.

"Permanecem sob análise dos reguladores americanos as propostas de medidas apresentadas para endereçar riscos de estabilidade financeira e fortalecer o capital do sistema bancário, enquanto o Fed mantém suporte por meio de linhas de liquidez. Na China, medidas têm sido tomadas com o intuito de conter efeitos sistêmicos da crise no setor imobiliário, enquanto outras foram anunciadas para fortalecer a supervisão financeira e a prevenção e resolução dos riscos financeiros", completa a ata.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Sistema financeiro internacional ainda tem sinais de vulnerabilidades localizadas, avalia BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!