Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Sindicato reafirma a Galípolo posição contrária à PEC de autonomia financeira do BC

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) disse que reafirmou a sua posição contrária à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 65, que concede autonomia orçamentária e financeira à autarquia, em uma reunião com o presidente da autoridade monetária, Gabriel Galípolo, nesta quinta-feira, 22. "A diretoria manifestou firme posicionamento contrário à PEC 65/2023, que propõe conceder autonomia financeira plena ao Banco Central, sem o devido debate com a sociedade e sem mecanismos adequados de controle democrático", diz a entidade. "A diretoria reiterou que o Sinal continuará atuando para barrar a tramitação da proposta no Congresso Nacional."

O novo presidente do Sinal, Epitácio Ribeiro, e a diretoria da entidade se reuniram com Galípolo das 10 horas às 10h30, na sede do BC na capital federal. O encontro acontece dois dias depois de o presidente da autarquia ter encontrado senadores para avançar com a medida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O relator do texto, Plínio Valério (PSDB-AM), disse após o encontro, na terça-feira, que o BC mandaria sugestões de alteração no texto, que originalmente foi desenhado durante a gestão do ex-presidente da autarquia Roberto Campos Neto.

O Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) apurou que poucas mudanças devem ser feitas.

Para o Sinal, a PEC representa "um risco concreto de desvinculação do Banco Central do Estado brasileiro, podendo abrir espaço para interesses privados no comando da política monetária e fragilizar a missão pública da instituição".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline