MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Sinais de antecipação de arcabouço fiscal animam Ibovespa, que ignora queda em NY

Após abrir em queda nesta quarta-feira, 15, o Ibovespa passou a subir, acelerando ganhos, renovando máximas, com os investidores acompanhando as falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em evento do BTG Pactual, em São Paulo. Segundo o estrategista-

Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 15.02.2023, 11:46:00 Editado em 15.02.2023, 11:50:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após abrir em queda nesta quarta-feira, 15, o Ibovespa passou a subir, acelerando ganhos, renovando máximas, com os investidores acompanhando as falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em evento do BTG Pactual, em São Paulo. Segundo o estrategista-chefe, Jefferson Laatus, "o mercado está gostando da fala do Haddad."

continua após publicidade

Ele observa que em nenhum momento Haddad citou o debate sobre a meta de inflação ou juros, um dia antes do Conselho Monetário Nacional (CMN) debater o tema. "Não citou que irá mudar forçadamente os dois. Citou que a reforma tributária e o arcabouço vão ajustar o fiscal", afirmou Laatus.

Dentre as palavras, Haddad disse que a equipe econômica está preparando terreno para a reforma tributária e que o governo deverá anunciar em março o novo arcabouço fiscal que substituirá o teto dos gastos. Antes, o ministro havia prometido apresentar a proposta até abril, para que fosse discutida junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

continua após publicidade

"Qualquer notícia que dê mais tranquilidade ao mercado, alivia, dado que a política falada tem feito preço. Ainda que não se tenha nada de concreto, só a expectativa mexe com a psicologia do mercado", avalia Eduardo Telles, especialista em renda variável da Blue3.

A alta do Ibovespa só não é maior por causa do recuo das bolsas em Nova York e da queda de alguns papéis ligados a commodities, especialmente ligado ao petróleo, que cai em torno de 0,70% no exterior. Os investidores reagem a sinais de que os juros nos EUA ficarão altos por mais tempo do que o esperado, após indicadores do varejo e da indústria nos Estados Unidos sinalizarem uma economia mais forte do que se previa neste início de ano.

Na terça, o índice Bovespa fechou em baixa de 0,91%, aos 107.848,81 pontos. Às 11h29, subia 0,80%, aos 108.710,80 pontos, após alta de 0,98%, na Máxima aos 109.911,11 pontos. Petrobras PN caía 0,52% e ON subia 0,13%. Já Vale ON caía 0,14%, apesar da elevação de 2,18% do minério de ferro em Dalian, na China.

Conforme Telles, da Blue3, ainda há dúvidas a respeito do ritmo de retomada do gigante asiático, em meio a incertezas sobre o setor imobiliário, que enfrenta crise. "Os problemas causados pela Evergrande incorporadora ainda incomodam."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Sinais de antecipação de arcabouço fiscal animam Ibovespa, que ignora queda em NY"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!